Polímeros

Por Camila Mitye

As garrafas PET são produzidas a partir de polímeros
As garrafas PET são produzidas a partir de polímeros
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Visualize um chiclete que você costuma consumir sempre. Já parou para pensar como ele é feito? De onde vem? Qual a matéria-prima básica? E a garrafa de seu refrigerante favorito? A borracha que você utiliza para corrigir seus erros? Bem, estes são produtos com características, composições e utilidades muito diferentes, mas, que têm em comum macromoléculas que propiciaram suas origens: os Polímeros. Naturais ou sintéticos, de mais variados tipos (poliéster, poliamida, silicones, entre outros), eles são elementos básicos para a produção de matéria-prima para a fabricação de materiais que utilizamos no dia-a-dia (como os que já foram citados acima, além de vários outros tipos de plásticos, borrachas, tintas e derivados).

Mas é preciso saber lidar com tais elementos. Nas fábricas e indústrias que trabalham com os polímeros, há a necessidade de mão-de-obra especializada na área, que saiba lidar com as transformações químicas e físicas deles entre outras atividades. O tecnólogo em Polímeros faz parte dessa mão-de-obra especializada. Ele domina todas as etapas envolvidas na produção e transformação de polímeros, desde a seleção da matéria-prima até o produto final.

Atividades

Abaixo, mais algumas competências do tecnólogo em Polímeros:
- Identificação das principais características mecânicas, físicas e químicas dos materiais poliméricos (plásticos, borrachas e fibras) e seleção de matéria-prima;
- No caso do plástico, avaliação de suas principais características (flexibilidade, toxicidade, durabilidade, transparência, impermeabilidade, etc.) de acordo com a sua finalidade industrial (brinquedos, utensílios domésticos ou automobilísticos);
- Planejamento, organização e supervisão dos principais processos de transformação de polímeros;
- Avaliação do desempenho de equipamentos e processos;
- Análise dos processos de moldagem e escolha de aditivos, corantes e pigmentos na formulação de plásticos;
- Desenvolvimento de produtos a partir de materiais poliméricos;
- Busca de soluções diante de problemas detectados na indústria de polímeros;
- Análise dos processos de moldagem, escolha de aditivos, corantes e pigmentos na formulação de produtos à base de materiais poliméricos;
- Implantação de técnicas de gestão de qualidade e de produção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o tecnólogo em Polímeros atua também em benefício do meio ambiente, utilizando e monitorando técnicas de reciclagem, pensando sempre na preservação do meio ambiente e no uso racional dos recursos naturais. Esse profissional deve, também, estar atualizado com o que há de mais moderno em tecnologia computacional da área industrial polimérica e implantar tais técnicas ao seu trabalho.

Mercado de Trabalho

As indústrias automobilísticas, moveleiras, metal-mecânicas, de eletrodomésticos, calçados e embalagens, além das produtoras de matérias-primas para a produção de plásticos, tintas, vernizes, borrachas e derivados são as que mais oferecem vagas para este tecnólogo. Ele também pode atuar como consultor, trabalhar com pesquisa em laboratórios acadêmicos ou ainda tentar montar o próprio negócio, em uma iniciativa empreendedora.

O Curso

O curso tem 3 anos e meio de duração e tem como base as disciplinas de ciências exatas (com grande aprofundamento em química e física) e as matérias específicas como Síntese de polímeros, Processos industriais orgânicos, Reciclagem e reuso de polímeros, Caracterização e controle de qualidade e Instrumentação industrial.

Instituições de ensino

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UEZO (Rio de Janeiro)
São Paulo: FATEC Oswaldo Cruz (São Paulo), UniAnchieta (Jundiaí), Senai São Bernardo do Campo; CUFSA (Santo André); UniABC (Santo André); FATEC Sorocaba.

Região Nordeste
Bahia: IFBA (Salvador); SENAI Cimatec (Salvador).

Região Sul
Paraná:
FTT-CWB (Curitiba)
Rio Grande do Sul: UCS (Caxias do Sul), IFSul (Sapucaia do Sul).
Santa Catarina: Unesc (Criciúma).