Petróleo e Gás

Por Marla Rodrigues

O petróleo descoberto em Santos promete um mercado aquecido nos próximos anos
O petróleo descoberto em Santos promete um mercado aquecido nos próximos anos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este tecnólogo trabalha na exploração, produção, transporte, comercialização, refino, distribuição e logística do petróleo e gás natural. Ele atua em refinarias de petróleo, plataformas e setor de serviços, podendo realizar pesquisas de preço e matéria-prima, consultoria jurídica e ambiental, além de aplicar a legislação do setor visando o controle de acidentes ambientais e de trabalho.

Mercado de trabalho

O Brasil tem o objetivo de se tornar auto-suficiente em petróleo, descartando a importação deste produto e, para que isso seja possível, a Petrobras tem investido muito capital. Os postos de trabalho vêm aumentando muito e empresas como Ipiranga, Shell e Esso são as principais empregadoras ao longo do litoral brasileiro. Entre 2006 e 2011 estima-se que o setor petrolífero movimente sozinho 50 bilhões de dólares só no Brasil. Este mercado tem oferecido 100 mil empregos - diretos e indiretos - por ano e as empresas fluminenses são responsáveis por 80% da produção nacional.

Este profissional pode:

- Planejar poços;
- Definir tipo de plataformas para operar no mar;
- Selecionar equipamentos e procedimentos;
- Interpretar testes de produção;
- Gerenciar reservatórios;
- Analisar a viabilidade econômica de projetos e
- Identificar estruturas geológicas com potencialidades petrolíferas.

O curso

É possível optar por essa área e desenvolver atividades em cursos de graduação tradicional ou tecnológica; a vantagem da primeira é que as instituições oferecem um diploma de bacharel em engenharia de petróleo. Em compensação, a vantagem da segunda formação é a economia de tempo: entre quatro e seis semestres.

As principais disciplinas do curso são matemática, física, química, geologia do petróleo, resistência de materiais, termodinâmica, processos físicos de refino, processamento de gás natural, engenharia de reservatórios, logística, gestão ambiental, economia, estatística, contabilidade, métodos de prospecção, biocombustíveis e comércio internacional.

Instituições de ensino

Região Nordeste
Bahia: Universo, FIB (Salvador); FASB (Teixeira de Freitas)
Pernambuco: FMN, Universo (Recife); UNESJ (Jabotoatão dos Guararapes)
Rio Grande do Norte: UnP, FCC (Natal)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Norte
Amazonas: UniNorte (Manaus)

Região Sudeste
Espírito Santo: São Camilo, CET-FAESA (Vitória); UVV, FMN (Vila Velha)
Rio de Janeiro: IF Fluminense (Macaé); UCP (Petrópolis); UGF, Universo, Estácio, UVA (Rio de Janeiro); UNIG (Nova Iguaçu, São João do Meriti, Itaperuna); UnigranRio (Macaé, Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Silva Jardim)
São Paulo: UniSantos, UNIP (Santos); USM (Paulínia); Faculdade Guaraguá (Caraguaquetuba)