Topo
pesquisar
Em 04/12/2007 09h12, atualizado em 06/10/2017 12h00

Odontologia

Guia de Profissões

O odontólogo, ou dentista, é o profissional capacitado a cuidar da saúde dos dentes, além de promover a melhora estética. Por Rafael Batista
Os profissionais que ser formam em odontologia são os responsáveis pela promoção da saúde bucal.
Os profissionais que ser formam em odontologia são os responsáveis pela promoção da saúde bucal.
PUBLICIDADE

O curso de Odontologia é bastante popular e um dos mais concorridos em diversas instituições. Esta é a graduação da área de saúde que forma o cirurgião-dentista, profissional responsável por estudar e tratar da saúde bucal e suas reações. 

A Odontologia também promove tratamento para melhora estética dos dentes e face. Além disso, o odontólogo, ou dentista, também atua na prevenção de doenças com a cárie dental, tornando a boca de seu paciente mais saudável.

Curso de Odontologia

A graduação em Odontologia tem duração média de dez semestres e conta com uma grade com disciplinas básicas para a área da saúde e específicas para as diversas possibilidades de atuação de um odontólogo. Em grande parte das universidades que oferecem este curso, os estudantes precisam estudar em período integral.

Nos primeiros períodos são lecionadas disciplinas como as de Biologia Molecular, Ergonomia, Fisiologia e Farmacologia. Entre as matérias específicas constam Histofisiologia Odontológica, Diagnóstico Oral, Odontologia Preventiva e Social e Odontologia Materno Infantil, entre outras. 

As aulas práticas do curso envolvem a simulação de atendimento com bonecos e depois os estudantes passam a atender pessoas em clínicas-escola, assistidos pelos professores. Além disso, o estágio, que nem sempre é obrigatório, ajuda no aprendizado em diversas áreas de atuação.

Mercado de Trabalho

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta com mais de 200 mil profissionais nesta área. No entanto, há uma má distribuição destes odontólogos, estando 59% deles só na região Sudeste do país, enquanto outras localidades sofrem com a carência de dentistas.

Por causa dessa distribuição, o mercado de trabalho nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais está saturado, não havendo muitas oportunidades de empregos. Nas demais regiões ainda há um número expressivo de vagas, especialmente nos estados norte e nordeste.

Boa parte das vagas está no serviço público, para atender em unidades de urgência e emergência ou nas unidades de atendimento ambulatorial, como os Postos de Saúde da Família (PSF). Há também oportunidades em clínicas particulares, sejam unidades especializadas ou de atendimento generalista.

Um odontólogo pode atuar em áreas como: Clínica Geral, Dentística, Endodontia, Estomatologia, Implantodontia, Odontologia Legal, Ortodontia, Odontopediatria, Prótese Dentária, Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial e outras.

Os salários pagos para os odontólogos variam conforme o campo de atuação do profissional. Segundo a Agência Catho, a remuneração média no Brasil está em torno de R$ 3,4 mil, e a maior média salarial são dos profissionais que trabalham com Endodontia, ou seja, que fazem tratamento de canal e alterações na poupa e raiz dos dentes.

Principais faculdades de Odontologia

Região Sudeste 
Espírito Santo: UFES e UVV;
Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-Minas, Unifenas, UninCor, Unimontes, Unitri, Uniube, UFJF, Unifal e UFVJM;
Rio de Janeiro: UERJ, UFF, UFRJ, USS, UVA, e Estácio;
São Paulo: IMES Catanduva, Uniara, Unicamp, Unirp, Uniso, USC, USP, USJT, Unesp, SLMandic, PUC-Campinas e Metodista.

Região Norte 
Acre: FAB
Amazonas: UEA, UFAM, UniNiltonLins e Uninorte;
Pará: UFPA.
Roraima: FACES
Tocantins: UNIRG.

Nordeste 
Alagoas: UFAL;
Bahia: UFBA, UEFS e UESB;
Ceara: UFC e Unifor;
Maranhão: UFMA e Uniceuma;
Paraíba: UEPB, UFPB, UFCG e Unipê;
Pernambuco: UPE e UFPE;
Piauí: UFPI e UESPI;
Rio Grande do Norte: UERN e UFRN;
Sergipe: UFS e UNIT.

Região Centro-Oeste 
Distrito Federal: UnB, UCB e UDF.
Goiás: UFG, UniEvangélica, UniRV e UNIP.
Mato Grosso do Sul: UFMS.
Mato Grosso: UNIC e UNIVAG.

Região Sul 
Paraná: UEL, UEM, UFPR, UEPG, Unioeste e PUCPR;
Rio Grande do Sul: UCS, UCPel, UFRGS, PUCRS, UNISC, UFSM, UFPel e UPF;
Santa Catarina: UFSC, FURB, Univali, Univille e Unoesc.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola