Odontologia

O odontólogo, ou dentista, é o profissional capacitado a cuidar da saúde dos dentes, além de promover a melhora estética.
Por Rafael Batista , Silvia Tancredi

Dentistas
Dentistas realizando tratamento em paciente
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Odontologia é um dos principais cursos da área de saúde. A carreira forma os odontólogos, mais conhecidos como cirurgiões-dentistas, responsáveis por fazer a prevenção e tratamento da saúde bucal. 

Entre as principais atribuições dos dentistas estão: tratar cáries, fazer obturações e realizar limpeza dentária. Há ainda odontólogos que trabalham em áreas específicas, como, por exemplo, o periodontista que trata da gengiva e dos ossos.

Inicialmente, os dentistas tratavam especificamente dos dentes, mas, como o tempo, os profissionais também têm autuado em outras áreas que estão em alta, como a harmonização facial.

Tópicos deste artigo

Curso de Odontologia

A graduação em Odontologia tem duração média de dez semestres e conta com uma grade com disciplinas básicas para a área da saúde e específicas para as diversas possibilidades de atuação de um odontólogo. Em grande parte das universidades que oferecem este curso, os estudantes precisam estudar em período integral.

Confira algumas disciplinas do curso de Odontologia:

  • Biologia Molecular

  • Ergonomia

  • Fisiologia

  • Farmacologia

  • Histofisiologia Odontológica

  • Diagnóstico Oral

  • Odontologia Preventiva e Social

  • Odontologia Materno Infantil

As aulas práticas do curso envolvem a simulação de atendimento com bonecos e depois os estudantes passam a atender pessoas em clínicas-escola, assistidos pelos professores. Além disso, o estágio, que nem sempre é obrigatório, ajuda no aprendizado em diversas áreas de atuação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Especialidades da Odontologia

Ao final do curso de gradução em Odontologia, o formado pode manter-se como cirurgião-dentista ou realizar uma especialidade. Em 2023, existem mais de 20 opções de especialidades da Odontologia, conforme dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Veja abaixo as principais especialidades da Odontologia:

  • Ortodontia - especialidade na qual o profissional corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, geralmente com ajuda de um aparelho ortodóntico;

  • Implantodontia - neste caso, o dentista reconstrói parte do dente por meio de um implante, que é instalado em um osso do maxiliar ou da mandíbula por meio de um processo cirúrgico;

  • Endodontia - é a especialidade da Odontologia na qual o profissional é conhecido como "dentista que faz canal". O procedimento refere-se à remoção da polpa do dente, que é um tecido nervoso;

  • Prótese dentária - outra especialidade muito procurada pelos dentistas, é quando o profissional recompõem ou reconstrói os dentes perdidos por meio de uma prótese (coroa);

  • Periodontia - o profissional especialista em Periodontia cuida dos tecidos e estruturas que mantém os dentes (gengiva e ossos).

Mercado de Trabalho

Segundo o CFO, em 2023 o Brasil conta com mais de 700 mil profissionais nesta área. A maioria dos dentistas localiza-se na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo (176.699).

Boa parte das vagas está no serviço público, para atender em unidades de urgência e emergência ou nas unidades de atendimento ambulatorial, como os Postos de Saúde da Família (PSF). Há também oportunidades em clínicas particulares, sejam unidades especializadas ou de atendimento generalista.

Principais faculdades de Odontologia

Região Sudeste 
Espírito Santo: UFES e UVV;
Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-Minas, Unifenas, UninCor, Unimontes, Unitri, Uniube, UFJF, Unifal e UFVJM;
Rio de Janeiro: UERJ, UFF, UFRJ, USS, UVA, e Estácio;
São Paulo: IMES Catanduva, Uniara, Unicamp, Unirp, Uniso, USC, USP, USJT, Unesp, SLMandic, PUC-Campinas e Metodista.

Região Norte 
Acre: FAB
Amazonas: UEA, UFAM, UniNiltonLins e Uninorte;
Pará: UFPA.
Roraima: FACES
Tocantins: UNIRG.

Nordeste 
Alagoas: UFAL;
Bahia: UFBA, UEFS e UESB;
Ceara: UFC e Unifor;
Maranhão: UFMA e Uniceuma;
Paraíba: UEPB, UFPB, UFCG e Unipê;
Pernambuco: UPE e UFPE;
Piauí: UFPI e UESPI;
Rio Grande do Norte: UERN e UFRN;
Sergipe: UFS e UNIT.

Região Centro-Oeste 
Distrito Federal: UnB, UCB e UDF.
Goiás: UFG, UniEvangélica, UniRV e UNIP.
Mato Grosso do Sul: UFMS.
Mato Grosso: UNIC e UNIVAG.

Região Sul 
Paraná: UEL, UEM, UFPR, UEPG, Unioeste e PUCPR;
Rio Grande do Sul: UCS, UCPel, UFRGS, PUCRS, UNISC, UFSM, UFPel e UPF;
Santa Catarina: UFSC, FURB, Univali, Univille e Unoesc.

Assista às nossas videoaulas