Oceanografia

Por Marla Rodrigues

O oceanógrafo explora as relações saudáveis entre o homem e o meio ambiente
O oceanógrafo explora as relações saudáveis entre o homem e o meio ambiente
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A oceanografia é a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos e oceanos. Ela oferece uma formação técnico-científica para pesquisar os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. O oceanógrafo coleta e interpreta informações sobre a biodiversidade marinha, os fenômenos climáticos e a composição dos solos e da água.

Sua principal função é monitorar e gerenciar projetos de conservação de áreas costeiras a fim de preservar o ambiente e explorar de maneira racional os recursos marinhos renováveis e não-renováveis. Ele também pode gerir diretrizes e trabalhar com educação ambiental para adequar a exploração de recursos naturais às necessidades econômicas e sócio-culturais de cada ecossistema, de forma a proteger a fauna e a flora oceânica. O oceanógrafo também pode exercer a aqüicultura, supervisionando o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro como peixes, ostras, crustáceos, moluscos e rãs.

Mercado de trabalho

O mercado vem se ampliando muito por causa das empresas que tem necessidade de crescimento, mas que estão preocupadas em realizá-lo de forma sustentável, sem ocasionar danos ao meio ambiente. As melhores oportunidades estão nas consultorias ambientais que prestam serviços a empresas petroleiras como Shell e Esso. Além disso, o profissional pode trabalhar em projetos de conservação e proteção da biodiversidade como os projetos Tamar, Peixe-Boi e Baleia Jubarte. No setor público foram abertas vagas em concursos públicos para preencher cargos de oceanógrafos no Ibama e na Petrobras. Nas prefeituras de cidades litorâneas, a demanda é grande em secretarias do meio ambiente e planejamento do uso da zona costeira.

O oceanógrafo pode:

- Elaborar, executar e coordenar programas de monitoramento e análise da qualidade da água;
- Planejar e coordenar projetos de controle da erosão de praias e construções nas mesmas;
- Elaborar estudos de impacto ambiental e relatórios de impacto ambiental de atividades em zonas costeiras para órgãos governamentais;
- Desenvolver tecnologias e parques de cultivo;
- Atuar no setor pesqueiro e
- Gerir parques marinhos e áreas de proteção ambiental.

O curso

Os cinco anos de curso de oceanografia permitem a pesquisa aplicada em áreas de biologia, física, geologia ou química. A oceanografia biológica estuda a biodiversidade e os ecossistemas marinhos; a oceanografia física estuda as correntes, marés e fenômenos climáticos; a oceanografia geológica pesquisa a composição do solo marinho e dos fenômenos geofísicos e a oceanografia química estuda a composição das águas e a forma de recuperar ambientes aquáticos degradados ou em processos de degradação.

A maioria dos cursos conta com um currículo que reserva metade da carga horária para aulas práticas. As principais matérias teóricas são cálculo, estatística, química, geologia, biologia, ecologia aquática, sistema oceano, física, bioquímica, geofísica, aqüicultura, biologia pesqueira, sistemas e processos costeiros e poluição marinha.

Instituições

Região Nordeste
Bahia: UFBA.
Ceará: UFC.
Maranhão: UFMA.
Pernambuco: UFPE.

Região Norte
Pará: UFPA.

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES.
Rio de Janeiro: UERJ, UFRJ (Biologia Marinha)
São Paulo: USP, Unimonte

Região Sul
Paraná: UFPR.
Rio Grande do Sul: UFRGS e FURG
Santa Catarina: UFSC, Univali.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)