Linguística

Por Camila Mitye

A linguagem é a melhor forma de se comunicar
A linguagem é a melhor forma de se comunicar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A língua é a forma de se comunicar dos povos de todo o mundo. Duvide ou não do mito da Torre de Babel, é certo que dificilmente duas pessoas de idiomas diferentes conseguirão se entender sem que as duas saibam pelo menos um pouco de uma língua em comum.

No mundo há diversos idiomas, dialetos e formas diferentes de se falar a mesma língua (como o português do Brasil e de Portugal e o inglês dos Estados Unidos e da Inglaterra) e o curso de Linguística destina-se a estudar a linguagem verbal, a gramática e a evolução de alguns desses idiomas.

Atividades

O linguista atua em diversas áreas, entre elas:
- Descrição e análise de línguas (inclusive as não-verbais);
- Avaliação e diagnóstico de problemas na linguagem e aplicação de tratamentos em parceria com médicos e fonoaudiólogos;
- Elaboração, avaliação e crítica de livros didáticos, gramáticas e dicionários;
- Trabalho em parceria com profissionais de informática na elaboração de projetos de linguística para o computador;
- Atividade em laboratórios de fonética, elaborando laudos técnicos sobre os diferentes sons da fala;
- Analisar a estrutura e a sonoridade das palavras, das sentenças e das expressões idiomáticas, auxiliando no aprendizado da leitura e da escrita;
- Pesquisar características de textos para identificar seus autores, em trabalhos de restauração ou recuperação de arquivos e obras literárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de trabalho

O linguista pode ainda trabalhar como pesquisador, investigando os diferentes aspectos da linguagem e, ainda, como professor universitário. Além disso, quem optar pela carreira acadêmica pode fazer pós-graduações e especializações nas diversas áreas da Linguística.

O Curso

Durante o curso o aluno de Linguística estudará a fonologia, a fonética e a morfologia das palavras; análise da conversação e do discurso; história das ideias linguísticas, sociolingüística e línguas indígenas. O aluno também cursará aulas de outros idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão e latim. Em algumas instituições há a opção de se estudar Libras.
Duração média: 4 anos.

Instituições de Ensino

As universidades que oferecem o curso de graduação em Linguística no Brasil são:

Região Sudeste
São Paulo: Unicamp, UFSCar