Laticínios

Por Wanessa de Almeida

Manter a qualidade o leite e derivados é a função deste tecnólogo
Manter a qualidade o leite e derivados é a função deste tecnólogo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Brasil figura atualmente no ranking dos maiores produtores de leite do mundo. Por esse e outros motivos, o produto é um dos mais importantes do agronegócio brasileiro. Em 2003, por exemplo, o setor ocupava o sexto lugar em valor bruto da produção agropecuária, chegando a um total de 22,6 bilhões de litros.

E diante das necessidades de manutenção da qualidade do produto e seus derivados, cobradas tanto pelos órgãos públicos de fiscalização quanto pelos próprios consumidores, a presença de um profissional habilitado para supervisionar todo o processo de industrialização do leite é imprescindível. E é aí que entra o tecnólogo em Laticínios.

O egresso deste curso estará capacitado para coordenar todas as etapas do processo produtivo dos derivados do leite. Além disso, pode sugerir diretamente na escolha das melhores tecnologias e equipamentos para cada processo. É essencial que o profissional esteja preparado para criar novos produtos ou melhorar os já existentes, conforme as exigências do mercado.

O campo de atuação está em plena expansão, já que a graduação é recente e a presença deste tecnólogo pode ser um diferencial para manter a qualidade e concorrência. Os principais empregadores em todo o país são as grandes indústrias de laticínios, principalmente as da região centro-sul, que concentram cerca de 30% da produção nacional. Fazer consultorias privadas também pode ser bastante rentável. O salário inicial é de R$ 2000.

Curso

Com duração média de três anos, a matriz curricular desta graduação possui disciplinas gerais como Química, Microbiologia e Administração. Mas o conteúdo específico ocupa a maior parte deste tempo, com matérias como conservação de alimentos pelo frio, higiene industrial, embalagem de alimentos e tratamento de resíduos industriais.

Em algumas instituições, o curso é oferecido como bacharelado, com o nome de Ciência e Tecnologia de Laticínios.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Goiás
: UEG (São Luís de Montes Belos)

Região Nordeste
Alagoas
: IFAL (Satuba)

Região Norte
Rondônia
: IFRO (Colorado do Oeste)

Região Sudeste
Minas Gerais
: IFSEMG (Rio Pomba)

Região Sul
Rio Grande do Sul: URI (Erechim, São Luiz Gonzaga)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)