Jogos Digitais

O curso de Tecnologia em Jogos Digitais estuda desde a programação até o roteiro dos jogos, passando pela arte e design e captação de recursos.
Por Camila Mitye

Criação de jogos, plataformas e softwares de interatividade
Criação de jogos, plataformas e softwares de interatividade
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A modernidade trouxe consigo evoluções que os antigos não poderiam imaginar. Uma delas é a maneira de brincar, se divertir. A forma mais atual de se divertir é por meio dos videogames, jogos digitais ou eletrônicos. E essa diversão não se limita apenas às crianças (que dominam as ferramentas melhor que ninguém, já que nasceram nessa que é a geração digital), os adultos aproveitam ao máximo, pois os jogos digitais não são restritos. Eles são divididos em inúmeras categorias e estilos e existem aqueles que são próprios apenas para maiores de 18 anos.

Mercado de Trabalho

E é do profissional que se forma no curso de Jogos Digitais a tarefa de criar, imaginar e “desenhar” esses novos brinquedos. O curso, geralmente, tecnológico, dura de 2 anos e meio a 3 anos e é, em sua maioria, prático. É ideal para quem gosta de computação, design gráfico, informática e internet. O designer de games precisa estar atualizado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia gráfica. Atualmente, grandes empresas como a Sony, a Nintendo e a E&A Games são responsáveis pela maior parte dos jogos digitais existentes no mercado e algumas lançam novos consoles (os videogames) a cada nova tecnologia.

O curso

O curso pode ser também uma complementação de graduação para quem se formou em comunicação, tecnologia e mídias digitais. O profissional que trabalha com a criação de jogos digitais interativos pode também trabalhar na elaboração de programas e projetos educacionais e artísticos, em parceria com profissionais de diversas áreas.
Além da criação de jogos interativos para videogames, o profissional de jogos digitais desenvolve tais jogos também para computador, celular e internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As diversas disciplinas estudadas durante o curso incluem: Lógica de programação, Modelagem e Animação, Teoria e Projeto de Games e ainda fundamentos de física, noções de empreendedorismo e aulas de inglês.

Em linguagem mais simples, o profissional fará a programação visual (cores, formatos, padrões de imagens), o roteiro (tema, personagens, história, etc.), definirá o número de jogadores, as regras e desenhará os cenários e personagens, tudo isso, claro em 3 dimensões.

Duração média: 3 anos.

Instituições de Ensino

O curso Jogos Digitais pode ser chamado de diferentes formas, dependendo da instituição em que é oferecido. Alguns deles: Design de Games, Jogos Eletrônicos, Desenvolvimento de Jogos Digitais e Design de Animação.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: Uniceub, UDF, IESB
Goiás: Senac-GO
Mato Grosso: UniRondon

Região Sudeste
Espírito Santo: FAESA
Rio de Janeiro: IFRJ, Estácio de Sá
São Paulo: PUC-SP, PUC-Campinas, Uninove,  Anhembi-Morumbi, UBC, Unicsul, FATEC, UniSalesiano, UniAra, UniSo
Minas Gerais: PUC-Minas

Região Nordeste
Bahia: UNEB
Ceará: FIC
Pernambuco: Unicap

Região Norte
Acre: Faculdade Barão do Rio Branco
Amazonas: UEA
Pará: Estácio

Região Sul
Paraná: PUCPR, UP, Unopar, Cesumar
Rio Grande do Sul: Unisinos, Feevale, UniRitter
Santa Catarina: Univali, Estácio