Gestão de Turismo

Curso é tecnológico e tem duração de 2 anos. Profissionais costumam trabalhar em parte administrativa.
Por Giullya Franco

Gerir serviços de turismo é o trabalho desse profissional
Gerir serviços de turismo é o trabalho desse profissional
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Viajar e conhecer novos lugares e culturas é a paixão de muitas pessoas. Geralmente, os dias de férias são planejados com ansiedade para desfrutar de um momento com família, amigos ou até mesmo sozinho em algum destino diferente.

Mas, muitas vezes, para que essas viagens possam acontecer de forma tranquila e sem problemas o turista precisa de um profissional para auxiliá-lo e, neste caso, não é somente o guia turístico. Estamos falando dos gestores de turismo.

Mesmo que as profissões estejam diretamente ligadas, há uma diferença entre o trabalho do guia turístico e do gestor de turismo. Enquanto o guia está mais apto para conduzir a viagem, apresentar os contextos históricos e se relacionar com o grupo de turistas, o gestor está mais focado nos planejamentos estratégicos, parte de finanças e vendas do setor turístico, treinamento de equipes e questões administrativas.

O gestor de turismo é responsável por cuidar do negócio de uma forma geral. Pode ser em setores administrativos de hotéis, agências de viagens, programas de intercâmbio e até mesmo em restaurantes, parques e eventos em cidades conhecidas pela força do turismo.

Veja também: Formação em Turismo

Tópicos deste artigo

Curso

A formação em Gestão de Turismo tem duração de dois anos e meio. O curso é uma graduação Tecnológica e é oferecido em diversas instituições, tanto na modalidade presencial quando de ensino a distância (EaD).

Durante o curso, os estudantes aprendem diversos assuntos que relacionam o turismo com a gestão, como comunicação, legislações, marketing, tecnologia, finanças e muitas outras.

Veja um exemplo de grade curricular do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo:

- Agências de Viagens
- Cartografia Temática: Técnicas e Projeções
- Ciências Sociais
- Comunicação Empresarial
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundamentos de Roteiros Turísticos
- Fundamentos e Planejamento do Turismo
- Fundamentos Geográficos do Turismo    
- Gestão de Custos e Finanças em Empresas e Produtos Turísticos
- Gestão em Empresas Turísticas
- História, Memória e Patrimônio
- Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia
- Lazer e Recreação
- Legislação Turística, Ética e Políticas Públicas
- Marketing Turístico
- Matemática Aplicada
- Meios de Hospedagem
- Organização de Eventos
- Planejamento de Roteiros
- Transportes e Turismo
- Turismo e Tecnologia
- Turismo Gastronômico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

Os setores de viagens, lazer e entretenimento são o que impulsionam o mercado do turismo. No Brasil, há cidades que recebem anualmente milhões de pessoas para conhecer patrimônios naturais ou aproveitar grandes eventos.

Por exemplo, os carnavais de Salvador e Recife são grandes eventos que atraem turistas de janeiro a março, possibilitando o trabalho em agências, hotéis, restaurantes e até mesmo na organização dos eventos. Além disso, existem inúmeros resorts na região Nordeste que atraem pessoas de outros estados e países para períodos de férias nas belíssimas praias. 

O Rio de Janeiro também atraí milhões de turistas para o Carnaval, além do Ano Novo na Praia de Copacabana. A cidade maravilhosa recebe turistas ao ano inteiro para conhecer lugares como o Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo, o Pão de Açúcar e até mesmo as favelas.

A maior cidade do país, São Paulo, é conhecida por receber grandes eventos, como shows, feiras, conferências, congressos e eventos esportivos. No Sul do país, cidades como Canela e Gramado recebem turistas que estão em busca de aproveitar o inverno.

O turismo ecológico também é forte no Brasil. A Amazônia, por exemplo, atrai muitos brasileiros e estrangeiros que buscam o turismo ambiental. No Centro-Oeste, há as chapadas do Guimarães e Veadeiros, o Pantanal, além das águas termais de Caldas Novas. 

Salário

O salário dos gestores de turismo varia conforme o tamanho da empresa e sua localidade. De acordo com a agência de empregos Catho, a média nacional é de R$ 2 mil para tecnólogos.