Gestão de Trânsito

Por Wanessa de Almeida

Os congestionamentos são um dos principais problemas dos grandes centro urbanos
Os congestionamentos são um dos principais problemas dos grandes centro urbanos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os principais centros urbanos brasileiros enfrentam atualmente grandes problemas de fluxo de pessoas. Com sistemas de transporte coletivo ineficientes, a solução encontrada por alguns usuários foi a aquisição do carro próprio. A saída foi eficaz por algum tempo, mas o que se percebe hoje é um tráfego sobrecarregado e estressante.

Em São Paulo, por exemplo, são registrados diariamente congestionamentos que ultrapassam a faixa dos cem quilômetros. Preocupante também é a situação de Goiânia. Com uma população de cerca de 1,3 milhão de pessoas, a capital goiana tem em média 1,6 veículo para cada habitante.

Encontrar maneiras para resolver esta problemática é um dos principais atributos do tecnólogo em Gestão de Trânsito. Após os dois anos de graduação, o profissional estará preparado para aplicar tecnologias adquiridas para operar, fiscalizar e administrar o trânsito de forma eficaz.

Com um salário médio inicial de R$ 1.200, o egresso pode atuar em vários ramos relacionados, tanto públicos como privados, como:

- empresas de transporte rodoviários;
- concessionárias de transportes públicos;
- Centros de formação de condutores;
- departamentos estaduais de trânsito (DETRAN);
- instituições de ensino;
- indústrias.

Curso

As disciplinas da graduação são focadas para o desenvolvimento e difusão das tecnologias da área. Planejamento urbano, engenharia de trânsito, e introdução ao trânsito e direção defensiva são mais específicas. O curso também prepara o tecnólogo para lidar com o público-alvo por meio do estudo de direitos humanos, gestão de pessoas, educação para o trânsito, técnicas de ensino e didática, e primeiros socorros.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Goiás: Universo (Goiânia)

Região Nordeste
Bahia: Universo (Salvador)
Pernambuco: Universo (Recife)

Região Sudeste
Minas Gerais: Universo (Belo Horizonte e Juiz de Fora
Rio de Janeiro: Universo (Campos dos Goytacazes, Niterói, São Gonçalo)

Região Sul
Santa Catarina: Univali (Itajaí, São José); Unoesc (Criciúma)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)