Gestão Ambiental

Por Eduardo de Freitas

Gestão ambiental : um melhor manejo dos recursos naturais
Gestão ambiental : um melhor manejo dos recursos naturais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Objetiva o estudo do funcionamento do meio ambiente e a relação desse com o homem.
Sua prática está no desenvolvimento de formas de analisar as mais diferentes poluições, como a do solo, água, ar, além dos impactos deixados na exploração de recursos naturais apontando maneiras para que amenize as alterações na natureza. O gestor ambiental atua no seguimento urbano, rural, industrial, público e privado.

Mercado de trabalho

Atualmente a preocupação com o meio ambiente tem ficado evidente na sociedade, isso requer também um profissional qualificado que exerça um trabalho nesse contexto.

O gestor atua em vários seguimentos industriais, assim como empresas do ramo de consultoria, no setor público trabalhando em municípios no desenvolvimento de recuperação de áreas degradadas, outro campo de atuação em expansão é a educação ambiental, em suma, as principais concentrações de vagas estão nos grandes centros.

Os salários oferecidos para os profissionais desta área variam, conforme a região do Brasil, mas a média está em torno de R$ 3.500.

O curso

Como é um curso de seguimento ambiental, as disciplinas estudadas têm seu foco nos elementos da natureza, as matérias são física, química, biologia, meteorologia e geologia, além das ciências sociais e humanas. As disciplinas específicas do curso de gestão são geoprocessamento, técnicas de análise de solo, água e ar, legislação ambiental e sistemas gerenciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso tem, em média, quatro anos de duração, após o término o gestor poderá focalizar sua área de atuação em consultoria, certificação, educação ambiental, planejamento e recuperação.

Instituições que oferecem o curso:

Região Sudeste
São Paulo: USP, UFSCar.
Minas Gerais: UFU, IFMG, UFV, IF Sul de Minas, IFSEMG, IFTM.
Rio de Janeiro: Cefet - RJ, IFRJ, UFRRJ.

Região Nordeste
Alagoas
: IFAL
Bahia: UCSal
Ceará: IFCE
Paraíba: IFPB
Pernambuco: IFPE
Piauí: IFPI
Rio Grande do Norte: UERN

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UCB
Goiás: Faculdade Araguaia, IFG, IF Goiano.
Mato Grosso: IFMT
Mato Grosso do Sul: UFGD, UEMS

Região Sul
Paraná: UFPR, UTFPR.
Rio Grande do Sul: Unipampa, IFSul, IFRS, UFSM, FURG, UFPel, UERGS.

Região Norte
Acre: IFAC
Amazonas: UEA
Rondônia: IFRO, Unir.