Fruticultura

Por Wanessa de Almeida

O açaí é uma espécie típica do Brasil que atrai paladares do mundo inteiro
O açaí é uma espécie típica do Brasil que atrai paladares do mundo inteiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O solo fértil e o clima tropical favorecem para que o Brasil figure entre um dos maiores produtores mundiais de fruta. Sem contar as espécies que são encontradas somente aqui e que fazem sucesso no exterior, como é o caso do açaí. Um ambiente primoroso para a atuação do tecnólogo em Fruticultura.

O profissional é habilitado para acompanhar todo o processo de produção, desde a escolha da cultura a ser plantada até a venda. Assim, o fruticultor é responsável por verificar se o solo necessita de adubação, escolher a melhor forma de corrigir o terreno sem causar grandes agressões ao ecossistema local.

A ele também cabe providenciar as melhores soluções para manejo de água e conhecer as melhores técnicas para controlar as pragas que possam atacar a plantação. O egresso deve estar atento ainda às tendências do mercado para saber a preferência do consumidor. Atualmente, os alimentos orgânicos, por exemplo, caíram a gosto do consumidor, diante da busca por qualidade de vida.

Além desses fatores, a agropecuária é um dos principais setores que movem a economia brasileira, o que amplia o mercado de atuação. Além de fazendas, o fruticultor pode trabalhar no setor público e como prestador de serviços.

Com uma duração média de três anos, o curso possui em sua grade curricular matérias básicas como física, química e biologia aplicadas à área. O graduando terá contato também com disciplinas como fertilidade do solo, agroecossistemas, gestão do agronegócio, manejo de viveiros de fruticultura e agroclimatologia.

Instituições de Ensino

Rio Grande do Sul: UERGS (Bagé, Erechim, Vacaria)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)