Engenharia Sanitária

Por Gabriele Pires Alves

Estação de Tratamento de esgoto
Estação de Tratamento de esgoto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

É a área da engenharia que trabalha com a água e o esgoto. Este profissional é capaz de planejar, construir e ampliar sistemas de Engenharia Sanitária.

A Lei do Saneamento Básico, implementada em 2007, determinou as diretrizes nacionais para os serviços públicos nessa área. A lei determina a universalização dos processos de abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente. Para tal, serão investidos R$ 10 bilhões nos próximos vinte anos.

A ação do homem causa impactos que devem ser cuidados, tanto para proteger a qualidade de vida das pessoas quanto para prolongar a vida dos recursos naturais. Neste sentido, o engenheiro sanitário desempenha o papel de prevenir a poluição causada pelas indústrias, trabalhando em consultorias ambientais, pesquisas ou mesmo servindo aos órgãos públicos.

As melhores ofertas de trabalho para o engenheiro sanitário são nas regiões Sul e Sudeste, especialmente em São Paulo, onde existe uma alta concentração de indústrias. Mas o profissional também encontra oportunidades na área de racionalização de recursos hídricos, como obras hidráulicas, barragens e reservatórios.

O curso de Engenharia Sanitária tem duração de cinco anos e o salário médio inicial do profissional é de R$ 2.300.

Durante a graduação são vistas as seguintes matérias: Geometria Analítica, Química Básica, Física, Representação Gráfica Espacial, Fundamentos de Ecologia, Álgebra Linear, Desenho Técnico para Engenharia Sanitária, Cálculo Numérico em Computadores, Qualidade da Água, Topografia, Fenômeno de Transportes, Microbiologia Ambiental, Estática, Hidráulica, Materiais de Construção, Controle de Poluição das Águas, Direito Ambiental e Drenagem Urbana.

Instituições

Região Centro-Oeste
Mato Grosso: UFMT.

Região Nordeste
Bahia: UFBA

Região Norte
Pará: UFPA.

Região Sudeste
Espírito Santo: IFES.
Minas Gerais: UFJF.

Região Sul
Santa Catarina: UFSC; UDESC

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aqui não foram incluídos os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária