Engenharia de Materiais

São Paulo e Santa Catarina são os estados onde o mercado para os engenheiros de materiais é mais amplo.
Por Gabriele Pires Alves

O engenheiro manipula os materiais já existentes e cria novas propriedades
O engenheiro manipula os materiais já existentes e cria novas propriedades
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de Engenharia de Materiais é uma graduação voltada para a pesquisa de novos materiais e a busca de novos usos para os já existentes. Os materiais são a alavanca do progresso e a capacidade de conhecê-los e saber manipulá-los confere ao profissional desta área uma grande importância na construção do progresso.

A criação e aperfeiçoamento de materiais advêm do engenheiro de materiais. Ele realiza pesquisas nas quais é possível aperfeiçoar as propriedades de materiais já existentes, como resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas, ou mesmo estabelecer novas ligações que resultam em materiais inéditos. O estudo de novas aplicações para materiais já conhecidos é outra atividade do engenheiro de materiais.

As atividades diárias deste profissional passam por todo o processo de criação dos materiais, desde a seleção da matéria-prima e definição dos métodos à utilização do material. Tudo é responsabilidade deste engenheiro.

Tópicos deste artigo

Mercado de trabalho

Com a globalização da economia, o reaproveitamento e a transformação dos materiais se tornaram essenciais para a diminuição do custo final dos produtos, o que tem aquecido o mercado para o engenheiro de materiais.

A Engenharia de Materiais é bem aceita no mercado de indústrias petroquímicas, siderúrgicas, automobilísticas e no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de plásticos. No ramo de fabricação de embalagens, este engenheiro é requisitado para pesquisar e desenvolver materiais cerâmicos, criar novas ligas metálicas e polímeros, preparando compostos feitos de borracha, resinas, plástico e acrílico.

Existem oportunidades de emprego em todo o país. Em São Paulo e em São Carlos, onde existe um pólo de indústrias metalúrgicas, petroquímicas, de plásticos e cerâmica, o engenheiro de materiais encontra um vasto campo de trabalho. Em Santa Catarina, a segunda maior produtora de cerâmicas do mundo, este profissional pode desenvolver suas habilidades com os materiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A média salarial nacional é de R$ 7.000 e inicial de R$ 4.000.

Curso

O curso de Engenharia de Materiais tem duração de cinco anos. As principais matérias vistas são: Desenho e Tecnologia Mecânica, Ciência dos Materiais, Reologia, Termodinâmica dos Sólidos, Eletrotécnica, Resistência dos Materiais, Química, Física, Cálculo Numérico, Propriedades e Produtos Cerâmicos, Conformação Plástica, Tratamentos Térmicos, Síntese de Polímeros, Materiais Conjugados, Pesquisa em Materiais.

No terceiro ano da graduação, o aluno precisa optar por uma especialização que pode ser em metais, cerâmicas ou polímeros. A partir deste momento, o curso toma o direcionamento das disciplinas relacionadas com a escolha feita. O aluno passa boa parte da carga horária em laboratório, onde é possível se familiarizar com as utilizações dos materiais.

Principais faculdades

Região Norte
Amazonas: UFAM
Pará: UFPA; Unifesspa; IFPA

Região Nordeste
Bahia
: UNIFACS; SENAI-Cimatec
Ceará: UFCA
Paraíba: UEPB; UFCG
Pernambuco: UFPE; UFRPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS

Região Sudeste
Espírito Santo
: UCL
Minas Gerais: Cefet-MG; UFLA; UFVJM; Unifei; UFU
Rio de Janeiro:  IME; UFRJ; UFRRJ; PUC-Rio
São Paulo: USP; Unifesp; UFABC; Unesp; UFSCar; FEI; UNIFRAN; UNISO; Mackenzie; UNIVAP

Região Sul
Paraná: UTFPR (Londrina); UEPG; Unila
Santa Catarina: UFSC; IST; UNESC
Rio Grande do Sul: UFRGS; UFPel; UNIFRA; Unisinos; UCS