Engenharia Física

Por Eliene Percília

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Capacita o profissional a desenvolver materiais e tecnologias que melhoram a vida. Pois muitas das tecnologias e materiais que ele desenvolve são utilizadas em várias áreas desde indústrias até em hospitais. É um curso bastante novo, a primeira turma se formou em 2004.

Mercado de trabalho

Por ser um curso novo, o mercado de trabalho para esse profissional encontra-se em alta, e promete se manter assim por um longo tempo. Devido à formação generalizada o engenheiro físico está apto a trabalhar em qualquer um dos diversos setores. As regiões bastante promissoras atualmente são a sul e a sudeste, isso por seu número elevado de indústrias. As chances de sair da faculdade já empregado são grandes, tendo em vista a baixa quantidade de profissionais formados. Alguns podem conseguir o primeiro emprego a partir do próprio estágio, pois a empresa pode aproveitar que o estudante está se formando e já tem conhecimento melhor sobre a empresa e contratá-lo.

O Curso

A grade curricular do curso tem por disciplinas básicas: Química tecnológica geral, Geometria analítica, Cálculo, Física Experimental, Resistência e Materiais, Álgebra linear, Física Computacional, etc. É exigido para a conclusão do curso um estágio.

Duração Média: 5 anos.

Área de Especialização

Energia, Meio ambiente, Novos materiais, Óptica linear e não linear, Supercondutores, entre outras.

Instituição de Ensino

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Goiás: UFG
Mato Grosso do Sul: UEMS.
Pará: UFOPA
São Paulo: UFSCar; USP (Lorena)
Rio Grande do Sul: UFRGS

OBS: Por ser um curso muito novo é bastante reduzido o número de Instituições que o ministram.