Engenharia Cartográfica

Por Eduardo de Freitas

Símbolo do Curso
Símbolo do Curso
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

É uma ramificação da engenharia que tem como finalidade funcional a captação e análise de dados cartográficos pela elaboração de mapas. O engenheiro cartógrafo realiza cálculos e trabalho de campo, constrói mapas e cartas digitais e impressas. Além de criar elementos cartográficos esse interpreta e cruza os dados de uma região que são representados nos mapas.

Os dados advêm de várias origens, de sistemas orbitais e aéreos, sensores de bordo de embarcações marítimas ou fluviais.

Todos os dados citados têm sua aplicação em diferentes setores, como meio ambiente, planos diretores, navegação, geofísica, oceanografia e turismo.

Mercado de trabalho

Ainda é uma área restrita, as principais regiões de absorção do profissional estão no sudeste e sul. Há uma lei federal que obriga as propriedades rurais a registrar suas coordenadas geográficas em seus limites utilizando o Sistema Geodésico brasileiro, ampliando as oportunidades de trabalho na área de Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Outra área bastante promissora consiste na especialização em sensoriamento remoto e geoprocessamento, o profissional tem a opção de trabalhar de forma autônoma como consultor e prestador de serviços cartográficos em empresas de consultoria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como as possibilidades de atuação também são muitas, a media salarial pode variar também. Os principais cargos têm remuneração entre R$ 5,8 mil e R$ 6,2 mil.

O curso

No curso as disciplinas comuns são as engenharias, como matemática, física, desenho, no entanto, as matérias específicas são geodésia, topografia, fotogrametria e sensoriamento remoto, as aulas são, muitas vezes, realizadas em laboratórios e campo.

Para que o acadêmico se forme é necessário que esse realize um estágio supervisionado além de um trabalho de conclusão de curso.

O curso tem duração média de 5 anos.

Instituições que oferecem o curso

Região Sudeste
Minas Gerais: IFSuldeMinas
Rio de Janeiro: UERJ; IME
São Paulo: UNESP

Região Nordeste
Pernambuco: UFPE

Região Sul
Paraná: UFPR
Rio Grande do Sul: UFRGS; Unisinos