Topo
pesquisar
Em 25/09/2008 16h31, atualizado em 12/04/2011 18h50

Engenharia Aeronáutica

Guia de Profissões

Por Gabriele Pires Alves
Mercado promissor: o Brasil é um grande produtor de aviões
Mercado promissor: o Brasil é um grande produtor de aviões
PUBLICIDADE

O curso de Engenharia Aeronáutica forma engenheiros conhecedores de técnicas e práticas de construção de aeronaves. Este profissional é preparado para atuar em diversas áreas do setor aviário, especialmente nas indústrias do setor aeroespacial e defesa.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de aviões, dessa forma as fábricas de aeronaves e helicópteros são um ótimo campo de trabalho para os engenheiros aeronáuticos. Outras chances de trabalho são em empresas de manutenção de aviões, planejamento de operação e definição de rotas, fabricantes de peças, empresas de consultoria e a Força Aérea Brasileira.

Na graduação o aluno estuda aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, mecânica do vôo. É preciso que um futuro Engenheiro Aeronáutico goste muito de ciências exatas, de aviões, helicópteros e foguetes, além de se interessar pelos diversos setores em que vai atuar. É fundamental que o profissional se atraia por grandes desafios.

O curso de Engenharia Aeronáutica tem duração de cinco anos e o aluno tem de apresentar, ao final deste período, um trabalho de conclusão ligado ao seu campo de estágio. O salário médio inicial é de R$ 2.000.

As seguintes matérias são vistas durante o curso: Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Desenho, Física Experimental, Português Instrumental, Química Tecnológica Geral, Técnicas Computacionais em Engenharia, Prática Desportiva, Eletricidade e Eletrônica Aplicadas, Fenômenos de Transporte, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Dinâmica dos Gases, Estruturas Aeronáuticas, Projeto Assistido por Computador, Teoria da Elasticidade, Aerodinâmica, Administração e Economia de Empresas Aéreas Manutenção de Aeronaves e Sistemas de Controle de Aeronaves.

Instituições

Região Sudeste
São Paulo: ITA; USP; ETEP; UNITAU; UNIP; UNIVAP; UFABC (Engenharia Aeroespacial)
Minas Gerais: UFU; UFMG (Engenharia Aeroespacial); Unifei (Engenharia Mecânica Aeronáutica)

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola