Ecologia

Por Eliene Percília

Profissional que tenta conservar a vida do planeta
Profissional que tenta conservar a vida do planeta
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Bacharel em Ecologia é capacitado a fazer diversas análises para diagnosticar o impacto causado na relação ‘homem x natureza’, procura formas de solucionar os problemas gerados por essa relação. Nos laboratórios irá fazer a análise do efeito dos produtos químicos sobre a fauna, flora e saúde humana. Dentro das secretarias municiais do Meio Ambiente, trabalhará em pesquisas sobre os possíveis impactos gerados, por exemplo, pela construção de um condomínio. Participa também do planejamento do crescimento do núcleo urbano. De um modo geral esse profissional tem a função de impedir o máximo os impactos ambientais gerados na natureza.

Mercado de Trabalho

O mercado para o profissional de Ecologia está em alta, às previsões são bastante otimistas para os próximos anos. Há uma demanda muito grande de vagas para esse profissional na área pública. Nas secretarias de Meio Ambientes estaduais e municipais, o profissional tem a função de calcular os impactos ambientais, atua na recuperação e manejo de ecossistemas, etc. No mercado privado é contratado para desenvolver formas das empresas trabalharem obedecendo às leis ambientais vigentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Curso

O curso tem por matérias básicas, metodologia científica, anatomia humana, ecologia geral, química geral, física, sociologia, botânica, etc. Nas aulas em laboratórios os alunos são orientados a fazer análises químicas e biológicas, coletando dados sobre a natureza. O estágio e a monografia são obrigatórios para o término do curso.

Duração média: 4 anos.

Área de Especialização

Turismo Ecológico, Ecologia aquática, Consultoria, Ensino e pesquisa, Recuperação e manejo de ecossistemas.

Instituição de Ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IFB.
Mato Grosso do Sul: UEMS.

Região Sudeste
Minas Gerais: IFSEMG, Uni-BH.
Rio de Janeiro: UFRJ.
São Paulo: UFSCar, Unesp.

Região Norte
Acre: IFAC.
Amazonas: UEA, IFAM.

Região Nordeste
Bahia: UFRB.
Paraíba: UFPB, IFPB, UEPB.
Rio Grande do Norte: UFRN, UFERSA.
Sergipe: UFS, IFS.

Região Sul
Paraná: UNILA, IFPR, UFPR.
Rio Grande o Sul: UCPel.