Desenho Industrial

Por Gabriele Pires Alves

Profissional trabalha com criação de objetos usados no dia-a-dia
Profissional trabalha com criação de objetos usados no dia-a-dia
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A graduação em Desenho Industrial forma profissionais ligados aos aspectos estéticos e funcionais dos produtos. A profissão trabalha com aspectos subjetivos próprios da área artística, tanto pela relevância primordial da criatividade quanto pela personalidade dos projetos.

Outros pontos são primordiais para o design industrial, como a realização de estudos minuciosos de custos de execução de projetos, condições de aceitação do produto pelo mercado e materiais gastos. Estas atribuições acabam por inclinar a carreira em direção a áreas de atuação, como arquitetura, engenharia e publicidade.

O design industrial pode atuar em duas áreas: a de Projeto de Produto, onde o profissional se habilita a produzir os mais diversos objetos usados no cotidiano e a Programação Visual, quando o design trabalha a imagem impressa através da criação de projetos gráficos para publicações. Ele também pode desenhar fontes a serem empregadas em computadores. Outra área que cresce dentro da Programação Visual é o webdesign, profissional que constrói páginas na internet.

A noção sobre arte adquirida nos ensinos fundamental e médio é insuficiente para o aluno aspirante a cursar Desenho Industrial. Para melhor se qualificar, o vestibulando deve procurar conhecer melhor o que é design e preparar-se em cursos especializados.

O salário médio para o design industrial é de R$ 1.800. Depois da graduação, o profissional também poderá seguir carreira acadêmica.

Durante o curso são vistas as seguintes matérias: História da Arte, Linguagem Visual, Desenho de Observação, Fotografia, História do Design, Processos Gráficos, Computação Gráfica, Volume, Design de Exposição, Teoria da Percepção, Audiovisual, Webdesign, Ilustração e Gravura, Design de Interiores, Multimídia, Análise Gráfica, Cor, Estética, Semiótica e Tipografia.

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Goiás: UCG.
Mato Grosso do Sul: UCDB.

Região Nordeste
Bahia: UFBA, Uneb.
Ceará: Fanor.
Maranhão: UFMA.
Pernambuco: UFPE.

Região Norte
Amazonas: FMF, Ufam.
Amapá: Ceap.
Pará: Uepa.

Região Sudeste
Espírito Santo: Ufes.
Minas Gerais: Uemg.
Rio de Janeiro: Estácio, PUC, Uerj, UFRJ, UFF.
São Paulo: Unesp, Uniban, Mackenzie.

Região Sul
Paraná: UEM, UFPR, UEL, Unopar.
Rio Grande do Sul: UCS, Ulbra, UFSM.
Santa Catarina: Univali, Furb, UFSC, Unerj.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)