Museologia

Por Patrícia Lopes

Coliseu: um museu a céu aberto
Coliseu: um museu a céu aberto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a entrada em vigor do Estatuto de Museus, no início de 2009, o Brasil passou por uma mudança expressiva na área museológica. A lei definiu regras para a preservação, conservação e restauração dos acervos.

No mesmo período, o Governo Federal criou o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A autarquia, vinculada ao Ministério da Cultura, é responsável por coordenar a Política Nacional de Museus, que vem sendo implantada desde 2003.

Algumas instituições tradicionais como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Palmares sempre realizam concursos para o bacharel da área. Mas, atualmente, com a nova exigência da lei, a procura pelo profissional tem crescido notoriamente.

Bahia e Minas Gerais são estados que oferecem boas oportunidades aos museólogos, graças à tradição de preservação da memória histórica. A tendência é que o mercado da área cresça, já que até 2013, todos os museus deverão ter um profissional em sua grade de funcionários.

Curso

O curso de Museologia tem duração de quatro anos. O currículo é composto de disciplinas da área de ciências humanas, como História da Arte, História Geral e do Brasil. As aulas práticas compreendem o estudo do desenho e a preparação de maquetes. Os princípios de química, física e biologia são empregados em laboratório de restauração e conservação.
O projeto de conclusão de curso é um requisito de algumas escolas.

O Mercado de trabalho

Apesar de boas perspectivas, devido ao incentivo de ações nos museus, é um mercado que não oferece emprego fixo, em razão de grande parte dos museus serem públicos e não abrirem concursos.

Os estados que mais oferecem vagas é São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. As cidades do interior também oferecem oportunidades, onde a mão-de-obra desse profissional é insuficiente.

Instituições de ensino

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UFG

Região Nordeste
Bahia: UFBA, UFRB
Pernambuco: UFPE
Sergipe: UFS

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Norte
Pará:
UFPA

Região Sudeste
Minas Gerais: UFOP, UFMG
Rio de Janeiro: UniRio

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS
Santa Catarina: UNIBAVE, UFSC