Dança

Por Eduardo de Freitas

Dança é uma importante ciência
Dança é uma importante ciência
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A dança fundamenta-se em consecutivos movimentos do corpo, realizados de acordo com o ritmo ou estilo da música, essa demonstra emoção ou conta uma história.

O profissional de dança planeja e organiza shows de dança e musicais em diferentes lugares como teatro, TV ou cinema, além disso, exerce função de bailarino e dá aulas em academias.

Na licenciatura trabalha ensinando dança, na matéria de artes, em escolas públicas e privadas, sem contar que pode atuar como coreógrafo.

Algumas instituições da área de saúde criminal admitem o bacharel para a recuperação de adolescentes infratores e de pessoas com deficiência física e mental a se desenvolver.

Em suma, o bacharel em dança pode focalizar sua atuação em bailado, coreografia, direção e preparação corporal.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho encontra-se instável, os profissionais graduados conseguem ingressar nas especialidades de coreografia ou na área de licenciatura, ministrando aulas em escolas, mas, em geral, a maioria insere no mercado informal, apesar de que a cada dia as academias oferecerem mais aulas de dança dos mais variados ritmos.

As regiões que mais podem absorver o profissional de dança estão no eixo Rio - São Paulo, em geral nesses estados o bacharel encontra colocação em musicais, em São Paulo, e em escolas de samba, no Rio.

O curso

No decorrer do curso o aluno terá aulas práticas, técnicas de dança, improvisação e coreografia, já as disciplinas teóricas são anatomia, psicologia, filosofia e comunicação e expressão.

É exigido o estágio obrigatório, um trabalho de conclusão de curso e uma montagem cênica, o tempo médio para realização do curso é de quatro anos.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Instituições

Região Nordeste
Alagoas: UFAL 
Bahia: UFBA, UESB,
Ceará: UFC
Pernambuco: UFPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS
Paraíba: IFPB

Região Norte
Pará: UFPA

Região Sudeste
Minas Gerais: UFV, UFU, UFMG
Rio de Janeiro: UNESA, UFRJ, UCAM, FAV, 
São Paulo: Unicamp, UNISO, FPA, UNISANT´ANA, UAM,  Tijucussu

Região Sul
Rio Grande do Sul: UERGS, UFRGS, Ulbra, UFSM, UFPEL.
Paraná: Unespar

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: IFB
Goiás: UFG, IFG,