Ciências Biológicas

Biólogos podem atuais em diversas áreas, pesquisando humanos, animais, plantas e demais seres vivos.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O biólogo é o profissional que estuda as diferentes formas de vida, desde a origem, passando pela genética, estrutura e desenvolvimento dos seres vivos. Por isso, a área de Ciências Biológicas é uma das mais amplas e exige muitos anos de estudo e pesquisa.

Dependendo da área que tem mais aptidão, o biólogo pode optar por trabalhar com o estudo dos seres humanos, animais ou plantas (botânica). É comum que, após a graduação em Ciências Biológicas, o biólogo se especialize em uma área por meio de uma pós-graduação e mestrado.

O trabalho dos profissionais da Biologia é extremamente importante, já que, por meio dos estudos e conhecimentos que eles adquirem, podem diagnosticar os impactos das ações humanas no meio ambiente ou ajudar em pesquisas para melhorar condições de vida em um contexto geral.

Leia também: Gosto de Ciências Biológicas. Qual curso eu faço?

Tópicos deste artigo

Curso

A formação no curso de Ciências Biológicas tem duração de oito semestres e é realizada em período integral. A graduação é oferecida em bacharelado e licenciatura e, para os que desejam fazer a licenciatura, também já existem diversos cursos na modalidade de ensino a distância (EaD).

Durante os anos de faculdade, os estudantes, além de aprofundar o conhecimento em genética, ecologia e botânica, também estudam matemática, estatística, física e outras disciplinas optativas específicas para a área que desejam trabalhar. Veja um exemplo de grade curricular:

1º ano
Biologia Celular
Biologia dos Micro-organismos
Biologia Molecular
Matemática Superior
Química
Sistemática e Diversidade Biológica
Biologia de Criptógamas
Botânica Estrutural
Física Aplicada às Ciências Biológicas
Histologia e Biologia do Desenvolvimento

2º ano
Anatomia Humana
Biologia de Fanerógamas
Bioquímica e Biofísica 
Fundamentos de Genética
Noções de Estatística
Zoologia I e II
Fisiologia Humana 
Fisiologia Vegetal 
Genética Evolutiva

3º ano
Ecologia I e II
Estágio Supervisionado 
Evolução
Fisiologia Vegetal II
Zoologia III e IV
Fisiologia Animal Comprada
Disciplinas Optativas

4º ano
Fisiologia Comparada da Integração
Geologia CB
Paleontologia
TCC

Bacharelado x Licenciatura

A principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura em Biologia é o campo em que o biólogo vai atuar quando formado. Quem opta pelo bacharelado segue carreira em laboratórios, indústrias e instituições de pesquisa que demandam biólogos. Já quem escolhe a licenciatura tem a permissão para dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio. Também pode atuar em secretarias de educação e áreas afins.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para biólogos é amplo, justamente porque a área de Ciências Biológicas estuda todas as formas de vida. Podem trabalhar em indústrias, laboratórios, centros de proteção ambiental, zoológicos e também optar pelas salas de aulas (carreira acadêmica).

Com os impactos das atividades do homem sendo cada vez maiores no meio ambiente, o trabalho do biólogo tem sido muito requisitado em empresas para mensurar o nível de atividades realizadas para não afetar as legislações ambientais. Também há a exigência do profissional em laboratórios de pesquisas para diversas áreas de saúde, tanto humana quanto animal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Áreas de atuação

De acordo com o Conselho Federal de Biologia (CFBio), existem três grandes áreas de atuação do profissional biólogo e cada uma delas possui diversas subáreas para o profissional. 

Veja abaixo as três grandes áreas e algumas subáreas que se originam delas: 

  • Meio Ambiente e Biodiversidade: Arborização Urbana; Biomonitoramento; Controle de Vetores e Pragas; Ecoturismo, Educação Ambiental; Gestão de Jardins Zoológicos; Licenciamento Ambiental; Microbiologia Ambiental; Saneamento Ambiental.
  • Saúde: Aconselhamento Genético; Análises e Diagnósticos Biomoleculares; Reprodução Humana Assistida; Saúde Pública/Vigilância Sanitária; Terapia Gênica e Celular.
  • Biotecnologia e Produção: Biodegradação; Biossegurança; Cultura de Células e Tecidos; Engenharia Genética/Bioengenharia; Melhoramento Genético; Perícia/Biologia Forense; Processos Biológicos de Fermentação e Transformação.

Dentro dessas subáreas o biólogo desempenha várias funções. Listamos as principais:

Consultor ambiental

Esse é o profissional que verifica o impacto das atividades industriais no meio ambiental. Pode trabalhar vinculado à empresa ou ser autônomo e prestar consultorias. Precisa conhecer bem as normas de vigilância sanitária e ter conhecimento dos impactos causados no meio ambiente.

Biotecnólogo

Á área é multidisciplinar e esse profissional pode realizar atividades voltadas para diversos setores. Geralmente, atuam na produção de materiais como medicamentos, produtos industriais e até alimentos, mas sabendo controlar os níveis de fungos, bactérias ou demais micro-organismos presentes no produto.

Zoólogo

Estudam a biologia animal e trabalham com a recuperação e cuidados dos animais. Podem trabalhar em zoológicos, parques, reservas ambientais ou em locais para atendimento e reabilitação desses bichos.

Ecologista

Os biólogos que decidem trabalhar com a preservação do meio ambiente são os ecologistas. Eles avaliam os efeitos da ação humana na natureza e propõem soluções para reduzir os problemas ambientais, seja em florestas, rios ou áreas urbanas.

Professor

O magistério é a principal opção de quem se forma em licenciatura em Ciências Biológicas. Muitas vezes, a disciplina de Biologia é dividida em áreas no ensino fundamental e, principalmente, no ensino médio, mas o professor costuma conduzir as aulas sobre toda a disciplina.

Analista Clínico

Assim como farmacêuticos e biomédicos, os biólogos também podem trabalhar no setor de análises clínicas em laboratórios. Esse trabalho envolve coleta e análise de amostras de humanos e animais, identificação e classificação de espécies, ensaios clínicos e diagnósticos biológicos.

Salário

Os salários dos biólogos variam muito dependendo da área que escolhem para trabalhar, cargo, nível de formação e localização. A média é de aproximadamente R$ 2,3 mil, segundo a agência Catho.