gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 03h32, atualizado em 02/08/2016 09h12

Ciência das plantas medicinais

Guia de Profissões

Por Eduardo de Freitas
Ciência que estuda os princípios ativos da plantas para combater doenças
Ciência que estuda os princípios ativos da plantas para combater doenças
PUBLICIDADE

É o estudo e a manipulação de remédios feitos a partir de vegetais que possuem propriedades medicinais.

O tecnólogo atua em farmácias homeopáticas, indústria farmacêutica e centro de pesquisas. O seu trabalho abrange todas as etapas da produção, como seleção da espécie, cultivo, teste com princípios ativos, na produção e controle de qualidade.

Apesar de extrair plantas silvestres o tecnólogo se preocupa com a exploração, usando as plantas apenas de forma sustentável.

Mercado de trabalho

Há perspectiva de boas oportunidades em todos os seguimentos relacionados à produção homeopática. A demanda por esse profissional deve aumentar, pois desde 2005, o Conselho Nacional de Saúde aprovou a utilização de plantas medicinais na política de práticas integrativas e complementares do SUS (Sistema Único de Saúde).

Com poucos profissionais formados na área não é possível precisar uma média salarial para a categoria.

O curso

As disciplinas estudadas no curso são: Química orgânica, Fototerapia, Farmacologia, Sistemática vegetal, Fisiologia vegetal e Cultivo e domesticação de plantas medicinais, além de aulas na área de controle de qualidade das plantas medicinais, manejo sustentável, marketing e regulamentação, no final de curso é exigido o estágio e um trabalho de conclusão.

Instituição que oferece o curso

O curso é novo, a primeira turma se formou em 2008, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, no interior de São Paulo. No entanto a instituição não oferece mais o curso.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola