Cafeicultura

Por Camila Mitye

A cultura do café é uma das mais lucrativas do mundo
A cultura do café é uma das mais lucrativas do mundo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A cultura do café – cafeicultura – é hoje uma das principais atividades agropecuárias do Brasil. O país é o principal exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor do produto. Sendo assim, para que a qualidade de seu produto não caia, para que não haja pragas e doenças na safra e para que as últimas tecnologias de cultivo sejam aplicadas à sua plantação, foi criada a profissão de Tecnólogo em Cafeicultura.

Esse profissional trabalha o agronegócio cafeeiro em praticamente todas as suas etapas – desde a análise das condições do solo para plantio até o embalamento do produto para comercialização – e tem domínio de todos os detalhes da produção cafeeira. Ele conhece as espécies e variedades do café, a infra-estrutura de beneficiamento, as condições da lavoura e da colheita e as exigências climáticas.

Atividades

Eis algumas atividades do Tecnólogo em Cafeicultura:
- Elaboração e gerenciamento de projetos de produção e pós-colheita do café, sempre pensando na qualidade do produto;
- Manejo de forma racional e sustentável dos sistemas cafeeiros de produção;
- Fiscalização, controle de qualidade, classificação e certificação de cafés (onde pode atuar como Responsável Técnico – RT – conforme exigências da legislação vigente);
- Trabalho específico com a comercialização do café (especialmente exportação), planejando estratégias e planos de metas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Cafeicultura pode trabalhar também na área da pesquisa, desenvolvendo estudos sobre novas variedades de café e maneiras eficientes de combater pragas ou melhorar o desempenho da lavoura.

O Curso

O curso tem, em média. 3 anos de duração e conta com disciplinas como: Química Orgânica, Agroclimatologia, Sociologia e Extensão Rural. Em grande parte do curso o aluno desenvolverá trabalhos em laboratório, compreendendo algumas áreas como: Análise de Solos, trabalhos em Estações Climatológicas, Unidades de Cafeicultura, Produção de Sementes de Café e Formação de mudas, entre outros.

Instituições de Ensino

Espírito Santo: IFES (Alegre)
Minas Gerais: IFSuldeMinas (Machado e Muzambinho)