gameofarcade.com seo statistics
Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 03h04, atualizado em 05/03/2015 11h44

Astronomia

Guia de Profissões

Por Eduardo de Freitas
Astronomia realiza estudos dos astros
Astronomia realiza estudos dos astros
PUBLICIDADE

Ciência que tem como objeto de estudo o Universo com utilização de modernos telescópios, investigando a origem e a evolução do cosmos, os principais elementos de observação são estrelas, planetas, galáxias, através de imagens analisam sua movimentação e sua composição química.

A astronomia necessita de um grande acervo tecnológico para capturar, armazenar e analisar as imagens do telescópio, e computadores que possuem programas específicos para cruzamentos de dados.

Mercado

Trata-se de um mercado muito fechado. As vagas surgem geralmente na região sudeste, em São Paulo e Rio de Janeiro, é preciso ter mestrado ou doutorado para trabalhar como professor em universidades ou centro de pesquisas, raramente algumas escolas contam a contribuição do profissional do ensino de Astronomia. Outras áreas de atuação podem ser encontradas em Minas Gerais, na Embratel, e no Laboratório Nacional de Astrofísica.

Salário médio inicial R$ 5.000

O curso

A maioria das analises e estudos são realizados via internet, não é necessário a observação constante no telescópio, pois as informações são obtidas por modernos computadores com programas específicos para Astronomia.

As disciplinas de base para o curso são matemática e física, no final do curso o aluno pode optar por diferentes áreas da Astronomia, como evolução estrelar, Cosmologia ou formação planetária, na fase final do curso é preciso apresentar uma monografia com base na área escolhida.

Atuação do Astrônomo

O número de astrônomos no Brasil é pequeno, algo em torno de 1000. Eles podem atuar na divulgação da Astronomia para o público leigo, ministrar palestras e apresentação de museu, além de lecionar física, matemática ou Astronomia e, por fim, trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais.

Universidades onde o curso é encontrado:

Região Nordeste
Sergipe: UFS (Física com habilitação em Astronomia)

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRJ
São Paulo: USP

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola