Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 09h22, atualizado em 10/10/2017 16h50

Arquitetura e Urbanismo

Guia de Profissões

Curso tem duração de 5 anos e forma profissionais aptos para desenvolver empreendimentos comerciais, casas, prédios e obras urbanas. Por Lorraine Vilela Campos
Arquitetos urbanistas desenvolvem prédios, obras urbanas, estabelecimentos comerciais e casas
Arquitetos urbanistas desenvolvem prédios, obras urbanas, estabelecimentos comerciais e casas
PUBLICIDADE

Com conhecimentos passados de gerações para gerações, em grande parte pela oralidade, a Arquitetura está entre as profissões mais antigas da História. Com a junção ao Urbanismo, o Arquiteto Urbanista é responsável pela projeção de obras como prédios, casas, museus entre outros, mas sempre pensando na forma harmônica do projeto estrutural dos espaços urbanos com a qualidade de vida da população. 

No Brasil, o primeiro curso de Arquitetura foi criado em 1816, autorizado por Dom João VI, na Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro. Anos antes, a Arquitetura já era desenvolvida no Brasil, mas seus profissionais eram considerados artistas e não arquitetos. O reconhecimento oficial da profissão veio a assinatura do decreto, em 1816, durante a missão artística francesa ao país. 

Com o decreto de 1937, assinado por Getúlio Vargas, o curso de Arquitetura passou a ter como sede provisória o Museu de Belas Artes. A graduação foi separada da Escola de Belas Artes em 1945, sendo oferecida na então Universidade do Brasil, que hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Somente com a reforma do ensino superior, na década de 1970, o curso de Urbanismo se unifica com Arquitetura. 

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Muitos vestibulandos acreditam que a habilidade com o desenho é o único requisito para ser arquiteto urbanista. Pensar assim é um engano, já que a graduação exige muitos conhecimentos em matemática, por exemplo. Apesar de um viés artístico e criativo, o curso conta com a presença constante da área de exatas, seja em cálculos realizados em algumas disciplinas ou na parte de informática, pois os softwares são ferramentas recorrentes na Arquitetura atual. 

O ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo já exige certa habilidade de seus candidatos. As instituições aplicam uma etapa complementar na seleção que é o teste de habilidades específicas (THE). As provas contam com desenho e outras áreas, como noções espaciais. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de cinco anos. As aulas costumam ser realizadas em período integral. Entre as disciplinas estudadas estão Arquitetura no Brasil (ou História da Arquitetura), Fundamentos Estéticos da Arquitetura e Urbanismo, Geometria, História da Arte (voltado para a presença da Arquitetura nas civilizações), Topografia, Materiais e Técnicas, Linguagem Arquitetônica, Desenho de Arquitetura, Paisagismo e outras. 

Mercado de Trabalho

Com o crescimento das cidades nas últimas décadas, o arquiteto urbanista tornou-se um profissional bastante requisitado. Enquanto arquiteto, o profissional tem a capacidade de estudar, imaginar e colocar no papel diferentes tipos de obras. Sua parcela urbanista é a responsável por aplicar o projeto de forma responsável, sustentável e pensando em diminuir sempre a desigualdade estética de um local. Um prédio não pode ser apenas bonito, ele precisa ser harmônico com as demais construções, não degradar o meio ambiente e trazer bem-estar aos seus usuários. 

Um bom projeto de construção civil conta com a presença de arquitetos urbanistas em conjunto com engenheiros civis e eletricistas. Cada profissional possui uma função dentro de uma obra, mas seus papéis se complementam e diminuem a possibilidade de erros na execução.

O arquiteto urbanista pode trabalhar no ramo da construção civil; na indústria; com consultoria; em projetos voltados para paisagismo; em órgãos públicos e várias outras áreas. Segundo a Catho, a média salarial da profissão é de R$ 4 mil.

Principais faculdades

Região Sudeste
Espírito Santo; UFES, UVV.
Minas Gerais; UFOP, UFV, UFU, UFMG, UFSJ, PUC-Minas, Newton Paiva, UNA, Uni-BH, UFJF.
Rio de Janeiro; UFF, UFRJ, UFRRJ, IFF, PUC-Rio, Estácio, UGF.
São Paulo; Unicamp, USP, Unesp, UniTau, PUC-Campinas, Mackenzie, Belas Artes, UNISO, UNIABC, UNICSUL, UNIFEV, UNIP.

Região Norte
Amapá: Unifap.
Amazonas; Unip-Am.
Pará; UFPA.
Roraima; UFRR.
Tocantins; UFT.

Região Nordeste
Alagoas; Ufal, Cesmac.
Bahia; UFBA.
Ceará; UFC.
Maranhão; Uema, Uniceuma.
Paraíba: UFPB, UFCG.
Pernambuco; UFPE.
Piauí; UFPI.
Rio Grande do Norte; UFRN, UnP.
Sergipe; UFS.

Região Centro-Oeste
Distrito Federal; UnB, Unip-DF, Uniplac-DF.
Goiás; UFG, UEG, PUC-Goiás, Unip-Go.
Mato Grosso: UFMT.
Mato Grosso do Sul; UFMS.

Região Sul
Paraná; UFPR, UTFPR, Unila, UEL, UEM, PUCPR, UP, UTP.
Rio Grande do Sul; UFRGS, UFSM, UFPel, Ulbra, PUCRS.
Santa Catarina: UFSC, Unoesc.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola