Arqueologia

Os estudos arqueológicos permitem identificar os modos de vida e aspectos culturais de sociedades antigas.
Por Lucas Afonso

arqueólogos em trabalho de campo
O trabalho de campo faz parte da rotina do arqueólogo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Arqueologia é a ciência que investiga vestígios do passado para compreender aspectos culturais da humanidade. O arqueólogo é o profissional responsável por buscar, mapear e datar artefatos, sítios arqueológicos, restos de alimentação e artes rupestres com o objetivo de compreender as características do passado, bem como as mudanças que ocorreram na sociedade.

O instrumento fundamental para a Arqueologia é a escavação. É a partir dela que são explorados vestígios como objetos e fósseis humanos. Após o trabalho de campo, esses materiais são encaminhados a um laboratório, onde serão realizadas análises científicas. A interpretação dos dados é a etapa final do processo investigativo.

A partir dessa profissão que são conhecidas mudanças e aspectos culturais nas diferentes civilizações ao longo do tempo. Nesse sentido, a Arqueologia está intimamente relacionada à História. Os estudos arqueológicos são complementares aos históricos, ambas as ciências contribuem no entendimento acerca dos acontecimentos, comportamentos e modos de vida humanos. 

A regulamentação da profissão é garantida por meio da Lei nº 13.653, de abril de 2018

Tópicos deste artigo

Curso de Arqueologia

Em 2004, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato, no Piauí, criou o primeiro curso de Arqueologia do país. O estado possui o maior conjunto de sítios arqueológicos das Américas, situado no Parque Nacional Serra da Capivara.

Nos últimos anos, a quantidade de formações de ensino superior da área aumentaram, mas ainda são poucas as instituições com a oferta dessa carreira. O curso de Arqueologia tem duração média de quatro anos e é ofertado no grau bacharelado e não há oferta na modalidade de ensino a distância (EaD)

Entre as disciplinas bases do curso estão: Fundamentos de Antropologia, Introdução à Arqueologia, Pré-História e História Antiga. Essas matérias apresentam aos estudantes conhecimentos gerais e fundamentais para a prática profissional como também para o aprofundamento em questões específicas da área.

Confira um pouco sobre a Pré-História do Brasil no vídeo abaixo:

As vivências em laboratórios do curso de Arqueologia são essenciais para os futuros profissionais. É comum as instituições contarem em sua estrutura com laboratórios destinados a análise de vestígios, de criação de modelos digitais de acervos, de aplicação de simulações arqueológicas e de desenvolvimento de modelos tridimensionais e restauros virtuais.

Nesse sentido, a formação não se baseia somente em estudos teóricos e direcionados a conteúdos históricos, do passado, mas também no suporte tecnológico necessário para as pesquisas arqueológicas.

As aulas de campo no curso de Arqueologia são espaços em que o estudante tem a oportunidade de explorar e colocar em prática os conceitos e teorias estudadas em sala de aula.

Atividades como os estágios e o próprio desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC) possibilitam aos estudantes lidarem com rotinas de trabalho e se especializarem em determinados assuntos e áreas.

A Arqueologia é interdisciplinar, ou seja, está relacionada com conhecimentos de outras áreas como a História, Antropologia, Biologia e Química. Noções básicas dessas ciências ajudam os arqueólogos no processo de investigação. 

Na faculdade, os estudantes podem aproveitar as oportunidades possibilitadas por meio dos projetos de iniciação científica. Neste tipo de atividade, com orientação de um professor, os alunos conhecem na prática o processo de pesquisa e produzem estudos inéditos ou que revisem outros trabalhos. Essas pesquisas podem ser publicadas em revistas ou apresentações em eventos científicos. 

Stonehenge, localizado no condado de Wiltshire, na Inglaterra, é um conhecido conjunto de pedras que impressionam pela sua dimensão (chegam a 5 metros de altura e a pesar quase 50 toneladas) e distribuição imponente. Vários estudos arqueológicos buscam compreender a história do monumento, bem como sua função no passado.

stonehenge
Monumentos como o de Stonehenge são espaços muito procurados por arqueólogos para desenvolver pesquisas [1]

Público-alvo

O interesse por conteúdos relacionados às questões históricas e antropológicas faz parte do perfil do estudante. Aliado a essas disciplinas está a familiaridade em lidar bem com as demais áreas que se relacionam com a ciência arqueológica. Ou seja, a versatilidade é um importante atributo para esses estudantes.

Características como a curiosidade, lidar bem com práticas de campo e o entusiasmo pela ciência são importantes para o graduando e futuro profissional em Arqueologia.

Disciplinas do curso de Antropologia

Saiba as principais disciplinas do curso de Arqueologia

  • Antropologia Cultural 
  • Geologia Geral
  • Pré-História Geral
  • Arqueologia da Antiguidade
  • Cartografia
  • Arte Rupestre
  • Antropologia Física
  • Bioarqueologia
  • Pré-história do Velho Mundo
  • Desenho Arqueológico
  • Evolução Humana
  • Pré-história da África
  • Topografia
  • Teoria Arqueológica
  • Estratigrafia 
  • Processos Geomorfológicos
  • Sociedades Indígenas Americanas
  • Metodologia Científica aplicada à Arqueologia
  • História do Brasil
  • Gestão de Patrimônio e Arqueologia Pública
  • Arqueologia do Brasil Antigo
  • Arqueologia Histórica 
  • Tecnologia Lítica
  • Museologia
  • Anatomia Humana
  • Arqueologia da América Antiga
  • Etnologia Brasileira
  • Neontologia 
  • Antropologia Biológica
  • Zooarqueologia
  • Práticas de Campo

Diferença entre Arqueologia e Paleontologia

É muito comum confundir as ciências da Arqueologia com a Paleontologia. A primeira é dedicada aos estudos dos vestígios humanos para compreender aspectos culturais de civilizações antepassadas. Já os paleontólogos são responsáveis por investigar a vida na terra por meio dos vestígios preservados de seres vivos, por exemplo, escavação e pesquisa com fósseis de dinossauros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de trabalho para arqueólogos

No Brasil, ainda são poucas as faculdades que formam arqueólogos, uma vez que o curso é recente. Ou seja, há poucos profissionais em atuação. No entanto, a demanda por arqueólogos tem crescido nos últimos anos. 

Entre os espaços que podem contratar estes profissionais estão os museus, instituições de pesquisa ou mesmo órgãos públicos como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para ingressar em cargos no IPHAN, por exemplo, é necessário fazer concurso público

O trabalho em consultoria na Arqueologia é uma tendência para a profissão, conhecida como arqueologia de contrato. Nesta área, os profissionais atuam como autônomos contratados por empresas de consultoria com a tarefa de atender o salvamento do patrimônio da humanidade em ocasiões como a construção de estradas e usinas hidrelétricas, por exemplo. 

Saiba quais são as áreas possíveis de trabalho de um arqueólogo: 

Pesquisa arqueológica: aplicação de estudos e trabalhos em sítios arqueológicos com o objetivo de compreender a história de determinado povo/local, bem como promover ações de preservação e recuperação do patrimônio histórico. A escavação é uma das atividades que integram o trabalho profissional. 

escavação
Atividades manuais que exigem manuseio de ferramentas fazem parte da escavação arqueológica.

Laudos técnicos: a elaboração destes documentos faz parte da arqueologia de contrato, função que emprega a maior quantidade de arqueólogos no Brasil. Nesta área, os profissionais atuam nos processos de licenciamento ambiental necessários para a aprovação de construção de grandes empreendimentos como usinas hidrelétricas. 

Museus: auxílio nos trabalhos de curadoria e no gerenciamento e manutenção de acervos arqueológicos, sejam físicos ou virtuais. 

Turismo cultural: monitoramento de expedições e roteiros turísticos em áreas que são desenvolvidas pesquisas como os espaços considerados patrimônios culturais.

Ensino: atuação como professor universitário para cursos de ensino superior. Para ocupar cargos como este é necessário ter concluído pós-graduação como mestrado e o doutorado. 

Pesquisa científica: desenvolvimento de trabalhos científicos em instituições de pesquisas ou mesmo em universidades.

A média do salário de um arqueólogo no Brasil é de R$2.716, segundo a plataforma Catho. Cargos em órgãos públicos, que são possíveis por meio de concurso público, possibilitam remunerações mais altas.

Faculdades de Arqueologia

Região Centro-Oeste
Goiás: PUC-Goiás

Região Nordeste
Bahia
: UNEB
Pernambuco: UFPE
Piauí: UFPI, Univasf (São Raimundo Nonato)
Sergipe: UFS

Região Norte
Amazonas: UEA
Pará: UFOPA
Rondônia: UNIR

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UERJ
São Paulo: Unimes

Região Sul:
Rio Grande do Sul:
UFPel, FURG

Crédito da imagem

[1] Apostolis Giontzis / Shutterstock