Topo
pesquisar

Agronegócios

Guia de Profissões

PUBLICIDADE

A partir da década de 60, os negócios rurais passaram a ser realizados por especialistas, deixando de ser feitos pelos próprios fazendeiros, visando assim, o aumento dos lucros. Na década de 70, começaram a ser criados grandes conglomerados agroindustriais, sendo que, atualmente o agronegócio é de fato, um dos maiores responsáveis por toda a riqueza gerada no Brasil, fazendo necessário o surgimento de profissionais preparados para administrar esses agronegócios.

O profissional administrador de um agronegócio é responsável por coordenar, planejar e organizar tudo que se refere aos negócios rurais, visando o desenvolvimento rural sustentável, e conseqüentemente, o lucro. Esse profissional estabelece os serviços necessários no processo produtivo, define o quadro de funcionários, calcula os custos e a produtividade, buscando sempre a eficiência e eficácia de seus negócios.

O mercado está bastante favorável ao agronegócio, uma vez que essa atividade se tornou a principal fonte de riqueza para o país. As exportações brasileiras são de caráter predominantemente agropecuário, portanto administrar essa fatia de oportunidades é uma tarefa bastante necessária.

O curso visa à formação de profissionais aptos para desempenhar atividades gerenciais e empreendedoras em qualquer tipo de organização agroindustrial. É necessário ao administrador de agronegócios, ter habilidades técnicas, espírito empreendedor, visão sistêmica e uma postura ética.

O salário médio inicial de um administrador de agronegócios é de R$ 1.700. O curso de agronegócios dura 4 anos.

Instituições de ensino

Região Sudeste
Minas Gerais: UFV
São Paulo: Unicamp; CUML; UniPinhal

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB
Goiás: UEG
Mato Grosso: FITS; FACIDER

Região Norte
Roraima: UNESC

Conheça também o curso de graduação tecnológica em Agronegócios.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola