Agroindústria

O Técnico em Agroindústria operacionaliza o processamento de alimentos de origem animal e vegetal.
Por Letícia de Oliveira Januário

Uma das funções do Técnico em Agroindústria é atuar na administração de empresas rurais.
Uma das funções do Técnico em Agroindústria é atuar na administração de empresas rurais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Agroindústria é um dos principais segmentos da economia do Brasil, com destaque tanto para a exportação quanto para o abastecimento interno do país. O setor vem mantendo uma crescente desde 2010, impulsionada pela melhoria na agropecuária brasileira. O mercado está aquecido e necessita de profissionais qualificados. Para suprir toda essa demanda, novos cursos foram criados, e um deles é o Técnico em Agroindústria. 

O profissional Técnico da Agroindústria tem como funções: atuar na administração de empresas rurais; lidar com planejamento, assessoria e gerenciamento agropecuário; trabalhar na comercialização e processamento de alimentos de origem animal e vegetal; trabalhar na sanitização da produção agroindustrial, entre outras atribuições.

A formação baseia-se em matérias teóricas e práticas. Entre as aulas teóricas, os alunos são condicionados à Administração Agroindustrial, Microbiologia de Alimentos, Método de Conservação, Higiene, Controle de Qualidade, Legislação Sanitária e Segurança Alimentar. Nas aulas práticas, os alunos são preparados para a elaboração de produtos agroindustriais como leite, carne, frutas, hortaliças e panificação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O conhecimento adquirido durante o curso técnico pode servir de base para o profissional continuar seus estudos no ensino superior nos cursos tecnológicos em Agroindústria e Economia Agroindustrial ou mesmo no bacharelado em Agronomia.

Mercado de Trabalho

O técnico em Agroindústria encontra as portas do mercado de trabalho abertas em indústrias de alimentos e bebidas, laboratórios de controle de qualidade, institutos de pesquisa e cooperativas, além de poder atuar como profissional liberal trabalhando como gestor ou administrador de micro e pequenas empresas ou como consultor técnico em atividades agroindustriais.