O começo da Fuvest

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, foi criada em 20 de abril de 1976 e é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de organizar e realizar o vestibular da Universidade de São Paulo (USP).

Já em 1976, o Conselho Curador decidiu como seria o processo seletivo, que era mais ou menos parecido com o que ocorre hoje: uma primeira fase de provas objetivas, comuns a todos os candidatos, uma segunda fase na proporção de três candidatos por vaga e prova de aptidão, além de redação.

Neste primeiro Vestibular, em 1977, 92.461 candidatos se inscreveram e 4.516 pessoas trabalharam no processo seletivo. Com o sucesso do primeiro ano, várias faculdades procuraram a Fuvest para que ela realizasse suas seleções. Em 1979 a Fundação chegou a atender e realizar o vestibular de 17 diferentes instituições de Ensino Superior.

Curiosidade

Na prova da 2ª fase do Vestibular de 1977 houve muita chuva na madrugada do dia anterior em São Paulo e o rio Tietê transbordou, isolando a zona norte, que ficou interditada. Como as provas seriam aplicadas na parte da manhã, a Fuvest então alugou um helicóptero e levou as provas para o Campo de Marte, que por acaso também tinha água até a altura do joelho em um dos hangares.

Os candidatos foram deslocados das escolas para lá, onde alguns hangares secos foram esvaziados para que as provas fossem ali aplicadas. Apesar do atraso do início, todos os candidatos tiveram as 4 horas corridas para realizar o exame e, a partir do ano seguinte, todas as provas foram realizadas no período da tarde para tentar contornar os imprevistos que viessem a suceder.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Veja também:
Saiba mais sobre a história da USP