Fuvest hoje

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Apesar de receber várias propostas, a Fuvest segue realizando processos seletivos fundamentalmente para a USP (Vestibular, pós-graduação, provas de transferência), para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, estas duas últimas desde 2001.

Em 1976, a Fuvest realizava os vestibulares da USP, UNESP e Unicamp. A UNESP criou a Vunesp e, em 1979, passou a realizar seu próprio vestibular. A Unicamp ficou até 1982, quando organizou seu primeiro vestibular autônomo.

Cada uma dessas universidades estabelecia critérios diferentes de seleção e foi natural que se separassem. Essas demandas próprias estavam ligadas às escolhas acadêmicas e administrativas de cada universidade, que ficavam em regiões distintas do estado de São Paulo.

Tentativas de reunificação foram discutidas na década de 90 e mais intensamente após o ano 2000. As instituições pensaram em realizar uma primeira fase em conjunto e a USP utilizou o argumento de que os estudantes seriam submetidos a um menor stress e pagariam apenas uma inscrição, ao invés de três.

Porém esses argumentos acabaram se tornando fracos, já que os estudantes carentes poderiam ser beneficiados com a isenção de taxas e as cotas ajudariam na aprovação de candidatos excluídos, oferecendo mais chances a quem participasse de três processos, ao invés de um.

Atualmente ainda são discutidas propostas de reunificação do vestibular das universidades estaduais paulistas, mas até maio/2009 nada havia mudado.

Essa unificação impossibilitaria a prestação de favores entre a Fuvest e a USP, por exemplo, por problemas financeiros. Além disso, as orientações teórico-acadêmicas de cada uma das instituições poderiam ser desrespeitadas, o que não é admissível por parte de nenhuma delas.

Por enquanto a união fica a critério dessas universidades, já que a proposta de unificação dos vestibulares apresentada pelo Ministério da Educação com o novo formato do Enem só vale para as instituições federais de Ensino Superior. Conheça melhor a proposta do MEC!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)