Visto de estudante para a Suécia

Brasileiros não precisam tirar um visto de estudante se pretendem permanecer no país por até três meses
Por Hotcourses Brasil

Regras de visto para a Suécia variam de acordo com a nacionalidade do estudante
Regras de visto para a Suécia variam de acordo com a nacionalidade do estudante
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As regras para o visto para a Suécia variam de acordo com a nacionalidade do estudante. Os brasileiros não precisam tirar um visto de estudante se pretendem permanecer no país por até três meses. Esta é uma vantagem do Brasil; cidadãos de países presentes nesta lista precisam obrigatoriamente de um visto, independente da duração dos estudos.

Mais de três meses: permissão de residência para estudantes

Se você for um estudante não europeu e quiser estudar na Suécia por mais de três meses, você precisará solicitar uma permissão de residência para os estudos (residence permit for studies) antes de viajar. 

Para isso, você precisa:

  • Ser admitido em um curso integral em uma universidade acreditada da Suécia;
  • Ter pagado a primeira parcela do curso;
  • Preparar sua documentação obrigatória (ver lista abaixo);
  • Enviar uma inscrição online;
  • Pagar a taxa de inscrição

Documentos essenciais

  • Cópias do passaporte;
  • Cópias da sua carta de admissão na universidade sueca;
  • Provas de suporte financeiro;
  • Seguro de saúde (se você for permanecer por menos de um ano).

A inscrição online

A inscrição online é feita pelo site da Agência de Migração Sueca (Migrationsverket). Antes de dar início à solicitação, você precisa se registrar no site. A taxa de inscrição é de SEK 1.000 (aproximadamente R$ 348,50) e deve ser paga com cartão de débito ou de crédito Visa ou MasterCard.

O atual tempo médio de espera por uma autorização de residência para os estudos é de três meses ou mais. Por isso, é essencial que você solicite a sua com bastante antecedência, assim que receber a sua carta de admissão na Suécia, porque é necessário ter a permissão para entrar no país. A Agência avisará por email quando tiver decidido sobre a sua permissão e você pode conferir o status no site da embaixada/consulado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A inscrição por consulados

Se você não puder fazer a inscrição online ou seus estudos não estiverem relacionados com uma faculdade ou universidade, você deverá solicitar sua permissão de residência pessoalmente em um consulado da Suécia no Brasil. Será necessário fazer o download do formulário adequado de inscrição pelo site da Agência de Migração e preenchê-lo corretamente. O pagamento da taxa de inscrição é feito a vista em dinheiro no momento da entrega do formulário (ou por transferência bancária apenas na Embaixada). 

Há também a opção de enviar seu formulário e documentos por correio ao consulado ou embaixada. No entanto, este processo leva alguns meses a mais.

A Suécia tem consulados em Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; e a Embaixada em Brasília.

Coleta biométrica

Uma vez na Suécia, você deverá fazer uma visita à Agência de Migração para a coleta biométrica, que consiste no recolhimento eletrônico de dados como fotografia, impressões digitais e assinatura. Esta regra passou a valer para brasileiros em 2012.