Topo
pesquisar
Em 28/06/2016 15h37

Visto de estudante para o Japão

Estudar no Exterior

Brasileiro deverá comparecer pessoalmente ao consulado japonês para solicitar e retirar o visto. Por Hotcourses Brasil
Passaporte japonês
Passaporte japonês
PUBLICIDADE

Todos os estudantes estrangeiros precisam de um visto de estudante para estudar no Japão por mais de três meses. Basicamente, há duas formas tirar o seu visto japonês:

Pelo consulado japonês no Brasil

Você pode enviar todos a sua inscrição e os seus documentos obrigatórios para a embaixada ou consulado japonês mais próximo de você. No Brasil, eles estão localizados em Manaus, Belém, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Você terá de providenciar os seguintes documentos:

  • Um passaporte;
  • O Formulário de Solicitação de Visto com a sua assinatura de acordo com a do passaporte (se você tiver menos de 18 anos, a assinatura deverá ser de um responsável, com a cópia simples do RG ou RNE);
  • Uma foto 4,5x4,5 ou 3x4;
  • Uma cópia simples do seu RG ou RNE;
  • O Certificado de Elegibilidade original e uma cópia simples.

Há alguns documentos extras para os candidatos que estiverem solicitando um visto de dependente, como cópia do passaporte do cônjuge ou do pai e/ou mãe residente no Japão; cópia do cartão de permanência e Certidão de Casamento.

Aqui você encontra o Formulário de Solicitação de Visto para Entrar no Japão em português.

Pelas universidades japonesas

Algumas instituições exigem que o estudante tire o visto por ela, como é o caso da Temple University Japan (TUJ), que envia a inscrição ao Escritório de Imigração Japonês em nome do estudante. A intenção é conseguir um Certificado de Elegibilidade (Zairyu Shikaku Nintei Shomeisho), documento que comprova que o estudante atende a todas as regras de imigração do país. Uma vez emitido o Certificado, a universidade o enviará ao estudante, que deverá entrar em contato com o consulado japonês no Brasil e solicitar o visto.

Certificado de Elegibilidade

Este documento é emitido pelo Departamento de Controle de Imigração do Ministério da Justiça para comprovar a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão. No caso dos estudantes internacionais, o Certificado comprova a matrícula em uma instituição japonesa de acordo com a Lei de Imigração. Você precisará de um Certificado de Elegibilidade para solicitar o seu visto de estudante e também para apresentá-lo na passagem pela imigração, no seu desembarque no país.

Você deve viajar para o Japão dentro de três meses a partir da data de emissão do seu Certificado.

No Brasil, a solicitação do visto também pode ser feita pela empresa Centro de Visto Japonês, com o pagamento de taxa de serviço de R$ 161. O CVJ é o único que oferece a solicitação por correio.

Veja os endereços e horários de funcionamento dos consulados e do CVJ aqui. O solicitante deverá comparecer pessoalmente ao consulado para solicitar e retirar o visto. A taxa de emissão do visto é de R$ 79; o pagamento deve ser feito no momento da retirada no consulado, em dinheiro.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola