Visto de estudante para o Japão

Brasileiro deverá comparecer pessoalmente ao consulado japonês para solicitar e retirar o visto.
Por Hotcourses Brasil

Passaporte japonês
Passaporte japonês
Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todos os estudantes estrangeiros precisam de um visto de estudante para estudar no Japão por mais de três meses. Basicamente, há duas formas tirar o seu visto japonês:

Pelo consulado japonês no Brasil

Você pode enviar todos a sua inscrição e os seus documentos obrigatórios para a embaixada ou consulado japonês mais próximo de você. No Brasil, eles estão localizados em Manaus, Belém, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Você terá de providenciar os seguintes documentos:

  • Um passaporte;
  • O Formulário de Solicitação de Visto com a sua assinatura de acordo com a do passaporte (se você tiver menos de 18 anos, a assinatura deverá ser de um responsável, com a cópia simples do RG ou RNE);
  • Uma foto 4,5x4,5 ou 3x4;
  • Uma cópia simples do seu RG ou RNE;
  • O Certificado de Elegibilidade original e uma cópia simples.

Há alguns documentos extras para os candidatos que estiverem solicitando um visto de dependente, como cópia do passaporte do cônjuge ou do pai e/ou mãe residente no Japão; cópia do cartão de permanência e Certidão de Casamento.

Aqui você encontra o Formulário de Solicitação de Visto para Entrar no Japão em português.

Pelas universidades japonesas

Algumas instituições exigem que o estudante tire o visto por ela, como é o caso da Temple University Japan (TUJ), que envia a inscrição ao Escritório de Imigração Japonês em nome do estudante. A intenção é conseguir um Certificado de Elegibilidade (Zairyu Shikaku Nintei Shomeisho), documento que comprova que o estudante atende a todas as regras de imigração do país. Uma vez emitido o Certificado, a universidade o enviará ao estudante, que deverá entrar em contato com o consulado japonês no Brasil e solicitar o visto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Certificado de Elegibilidade

Este documento é emitido pelo Departamento de Controle de Imigração do Ministério da Justiça para comprovar a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão. No caso dos estudantes internacionais, o Certificado comprova a matrícula em uma instituição japonesa de acordo com a Lei de Imigração. Você precisará de um Certificado de Elegibilidade para solicitar o seu visto de estudante e também para apresentá-lo na passagem pela imigração, no seu desembarque no país.

Você deve viajar para o Japão dentro de três meses a partir da data de emissão do seu Certificado.

No Brasil, a solicitação do visto também pode ser feita pela empresa Centro de Visto Japonês, com o pagamento de taxa de serviço de R$ 161. O CVJ é o único que oferece a solicitação por correio.

Veja os endereços e horários de funcionamento dos consulados e do CVJ aqui. O solicitante deverá comparecer pessoalmente ao consulado para solicitar e retirar o visto. A taxa de emissão do visto é de R$ 79; o pagamento deve ser feito no momento da retirada no consulado, em dinheiro.