Visto de estudante para a França

Interessados em estudar mais de três meses na França precisam de um visto específico. Saiba como conseguir.
Por Hotcourses Brasil

Visto de estudante para cursos de mais de três meses de duração é obrigatório na França
Visto de estudante para cursos de mais de três meses de duração é obrigatório na França
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Felizmente, os brasileiros não precisam de um visto de curta duração (chamado de Schengen visa) para estudar na França. Ou seja, se os seus estudos no país durarão no máximo três meses, você não precisa de um visto de estudante e pode viajar na condição de turista (que não exige um visto). 

Visto de estudante para estadia estendida

Já o visto de estudante para cursos de mais de três meses de duração é obrigatório para todos os estudantes internacionais interessados em se inscrever em uma instituição de ensino superior francesa.

Na maioria dos casos, os vistos para estadias estendidas com permissão de residência (conhecidos como VLS-TS) são válidos por um ano. Quando concedido, o consulado dará ao candidato um formulário oficial com todas as instruções, que deve ser apresentado à secretaria de imigração e integração (OFII) da França.

Sendo assim, o processo de requisição do visto deve ser feito pela embaixada ou consulado francês no Brasil mais próximo de você. No entanto, antes é necessário passar por um procedimento exigido pelo Campus France, site oficial do governo francês. 

Procedimento pré-consular da Campus France

O chamado “procedimento pré-consular”, segundo o Campus France, é formado por quatro partes e é aconselhável ser iniciado com no mínimo três meses de antecedência à sua viagem:

1. Criar um dossiê no site Campus France Brasil;
2. Preencher o formulário online do Campus France (você já deve ter sido admitido por alguma instituição francesa);
3. Pagar a taxa administrativa do Campus France;
4. Agendar sua entrevista pré-consular Campus France.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o envio do seu dossiê, o Campus Frances tem até 72 horas para validar o seu processo pré-consular e informá-lo sobre a sua entrevista, que deve ser agendada pelo email informado por eles. Estudantes de doutorado e de “mobilidade acadêmica” (intercâmbio de graduação e de mestrado) não precisam passar por entrevista pré-consular e o dossiê é finalizado após a validação do pagamento.

Feita a entrevista pré-consular, o seu dossiê estará pronto e você já pode fazer o pedido de visto junto ao consulado. A França tem consulados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudante deve entrar em contato com o consulado e agendar uma entrevista para entregar toda a documentação necessária.

Visite o site do consulado mais próximo de você para saber como se inscrever. Há regras diferentes de acordo com o seu curso na França, como pesquisa científica, au pair, estudantes bolsistas, menores de idade, entre outros. Por isso, é muito importante verificar as informações diretamente no site oficial da França no Brasil.