Visto de estudante para o Canadá

Permissão para estudar no Canadá pode ser conseguida pela internet, comprovando alguns requisitos
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você está interessado em estudar no Canadá? O país da América do Norte tem instituições renomadas e cidades que atraem turistas o ano inteiro: Toronto, Vancouver, Montreal... Para estudar no país, como de costume, você precisará de um visto de estudante. No Canadá, ele é chamado de study permit (permissão de estudos, em tradução livre) e a sua inscrição deve feita pelo site oficial do governo Cidadania e Imigração do Canadá (CIC).

O processo de inscrição é bem simples. Ele pode ser feito online ou então você pode imprimir os formulários para preenchê-los manualmente. Se o seu curso no Canadá for durar menos de seis meses, você não precisará de uma autorização.

Eu posso me inscrever?

Você precisará atender a alguns requisitos para conseguir o seu study permit canadense:

  • Ter sido admitido em uma instituição de ensino autorizada no Canadá (portanto, você já deve ter passado pelo processo seletivo e ter sido selecionado);
  • Comprovar ter a quantia suficiente para bancar: o curso, o custo de vida (seu e de sua família, caso for trazer dependentes com você) e as passagens de volta para o Brasil;
  • Você deve ser um cidadão cumpridor da lei sem antecedentes criminais e não representar um risco para a segurança do Canadá (pode ser que você precise apresentar certificado de antecedentes oficial da polícia);
  • Estar em boa saúde e disposto a passar por um exame médico, se necessário;
  • Passar por uma entrevista com um oficial de imigração e convencê-lo de que você realmente tem intenção de deixar o Canadá quando acabar os estudos.

O processo de inscrição

Para se inscrever de forma online, você deve ter acesso a um scanner ou a uma câmera, porque terá de criar cópias eletrônicas de seus documentos e fazer o upload delas no site da CIC. Além disso, você deve ter um cartão de crédito válido para pagar a taxa de inscrição (de aproximadamente C$ 100). 

Antes de começar a sua inscrição, é necessário responder um questionário, que tem como intuito verificar se você se qualifica em todos aqueles tópicos listados acima. Clique no botão Check your eligibility nesta página aqui. Entre as perguntas, você informará em qual visto tem interesse (study permit, para estudos), onde mora atualmente, qual é a sua nacionalidade, se já foi admitido em uma instituição autorizada do Canadá, entre outras informações. Assim que acabar o questionário, se você se qualificar para um visto de estudante, o site mostrará o seguinte resultado: You may be eligible to come to Canada as a student. Depois, precisará criar uma conta no MyCIC para prosseguir com o processo. Clique em Continue e responda mais algumas perguntas, desta vez sobre os antecedentes criminais, pagamento da taxa de inscrição, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim que acabar este novo formulário, o site gerará uma versão completa do seu formulário com todas as respostas que você informou. Basta revisá-las e alterar qualquer detalhe, caso necessário. Quando tiver certificado tudo, clique novamente em Continue. Agora o site vai gerar um código de referência pessoal que deve ser informado em seu formulário de inscrição online. 

Nesta página final (que o site instrui a ser impressa), há o passo a passo da inscrição, do pagamento da taxa e todos os documentos que você precisará providenciar para conseguir o seu study permit

Documentos necessários:

  • Histórico escolar recente;
  • Objetivo da viagem;
  • Prova de suporte financeiro;
  • Passaporte;
  • Prova de exame médico;
  • Foto digital;
  • Carta de admissão;
  • Histórico de viagens;
  • Formulário de informação familiar (IMM5707);
  • Carta convocatória.

Todos eles deverão ser enviados online juntamente com a sua inscrição. O pagamento da taxa também é feito virtualmente.  

Se a sua inscrição for aceita, você receberá uma carta de introdução. Ela deve ser usada na passagem pela imigração quando você aterrissar no Canadá, juntamente com todos os documentos listados acima. A sua permissão de estudos, o study permit, é concedida se o oficial de imigração aceitar as suas respostas e documentação neste momento.

Pesquisa universidades e cursos no Canadá pela Hotcourses Brasil