Topo
pesquisar
Em 07/07/2014 11h43

Turistando na Inglaterra: os diferentes transportes públicos britânicos

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Está se preparando para ir estudar na Inglaterra, mas tem receio de não saber como se locomover pelo país ou pela sua cidade inglesa? Esta é uma preocupação bastante compreensível, afinal, você estará em um lugar completamente novo e terá de pedir informações em outra língua! Além disso, apenas cinco cidades brasileiras possuem metrô, e em grandes cidades inglesas como Londres, "The Tube", como é conhecido o metrô por lá, é um dos meios de transporte mais práticos e utilizados por todos.

O tube é o mais antigo sistema de metrô do mundo e, com suas 270 estações, é também o segundo maior. Para passageiros de primeira viagem, as linhas do tube londrino, que formam uma teia de aranha colorida no mapa, podem parecer incompreensíveis, e a palavra "baldeação" soa mais como um palavrão. Mas, na realidade, levam duas ou três viagens para aprender a arte de andar de metrô. Basta, basicamente, saber o seu destino e quais linhas podem levá-lo até ele. Baldeação nada mais é do que a troca de linha.

E para facilitar a sua viagem, o sistema público de transportes de Londres mantém um site bastante informativo. O Transport for London tem mapas, planilha de preços, horários, estações, updates em tempo real sobre atrasos e muito mais. Dar uma navegada pelo site pode ajudá-lo a navegar não só pelo metrô como também por ônibus e trem.

A melhor parte é que o metrô pode levá-lo até os principais pontos turísticos de Londres. Por exemplo, para ir ao London Eye, a famosa roda-gigante, você pode descer nas estações Waterloo, Westminster e Charing Cross. E pronto! Mantenha um mapa com você o tempo todo para estudar o seu caminho antes de pegar o metrô, e, com dois dias turistando, você já saberá ir a qualquer parte de Londres pelo tube!

Desconto para estudantes

Se você pretende usar o metrô londrino com frequência, compensa comprar o cartão Oyster. Basta carregá-los de créditos (quase como um plano pré-pago de celular) com um plano semanal ou mensal, e passá-lo pela catraca do metrô quando for utilizar o transporte. Além de ser a forma mais econômica, também o ajuda a economizar tempo, afinal, você evitará as filas de compra de tickets.

E o melhor: existe um Oyster card específico para estudantes de 18 anos ou mais que concede até 30% de desconto em viagens de metrô e ônibus. Para conseguir o seu, você precisa estar matriculado em curso integral ou de meio período em uma escola, faculdade ou universidade britânica registrada no programa Transport For London. Para pedir a sua carteirinha, você se inscreve de forma online pelo site oficial do metrô. É preciso:

-uma foto digital colorida
-o seu ID de matrícula
-as datas de início e término do seu curso
-um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa de £ 10
-um email ativo.

Trens e Coach

Os trens são a forma mais rápida e confortável de viajar pela Inglaterra. Para economizar, a compra das passagens deve ser feita com o máximo de antecedência possível – quanto mais próximo da data da viagem, mais cara a passagem será. Se você garante os seus tickets com tempo, consegue economizar até 80% com os valores chamados de advanced fares.

Uma forma ainda mais barata de viajar pelo país é pelos coaches, ônibus de viagens longas – diferentes daqueles usados dentro da cidade para ir de um bairro ao outro. Maiores e com inúmeras opções de destinos, os coaches são transportes específicos para quem está interessado em viagens mais distantes. No entanto, viajar de ônibus leva mais tempo do que de trem. A Megabus, normalmente, é a companhia com os melhores preços, com passagens de ida começando a apenas £ 1.

Tanto para trens quanto para ônibus, você pode comprar passagens de forma virtual, usando cartão de crédito ou débito, sem sair de casa. Basta imprimir as passagens online e comparecer com documento de identidade (normalmente, o passaporte) na hora da viagem.

Por Brenda Bellani

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola