Turistando na Inglaterra: os diferentes transportes públicos britânicos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Está se preparando para ir estudar na Inglaterra, mas tem receio de não saber como se locomover pelo país ou pela sua cidade inglesa? Esta é uma preocupação bastante compreensível, afinal, você estará em um lugar completamente novo e terá de pedir informações em outra língua! Além disso, apenas cinco cidades brasileiras possuem metrô, e em grandes cidades inglesas como Londres, "The Tube", como é conhecido o metrô por lá, é um dos meios de transporte mais práticos e utilizados por todos.

O tube é o mais antigo sistema de metrô do mundo e, com suas 270 estações, é também o segundo maior. Para passageiros de primeira viagem, as linhas do tube londrino, que formam uma teia de aranha colorida no mapa, podem parecer incompreensíveis, e a palavra "baldeação" soa mais como um palavrão. Mas, na realidade, levam duas ou três viagens para aprender a arte de andar de metrô. Basta, basicamente, saber o seu destino e quais linhas podem levá-lo até ele. Baldeação nada mais é do que a troca de linha.

E para facilitar a sua viagem, o sistema público de transportes de Londres mantém um site bastante informativo. O Transport for London tem mapas, planilha de preços, horários, estações, updates em tempo real sobre atrasos e muito mais. Dar uma navegada pelo site pode ajudá-lo a navegar não só pelo metrô como também por ônibus e trem.

A melhor parte é que o metrô pode levá-lo até os principais pontos turísticos de Londres. Por exemplo, para ir ao London Eye, a famosa roda-gigante, você pode descer nas estações Waterloo, Westminster e Charing Cross. E pronto! Mantenha um mapa com você o tempo todo para estudar o seu caminho antes de pegar o metrô, e, com dois dias turistando, você já saberá ir a qualquer parte de Londres pelo tube!

Desconto para estudantes

Se você pretende usar o metrô londrino com frequência, compensa comprar o cartão Oyster. Basta carregá-los de créditos (quase como um plano pré-pago de celular) com um plano semanal ou mensal, e passá-lo pela catraca do metrô quando for utilizar o transporte. Além de ser a forma mais econômica, também o ajuda a economizar tempo, afinal, você evitará as filas de compra de tickets.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E o melhor: existe um Oyster card específico para estudantes de 18 anos ou mais que concede até 30% de desconto em viagens de metrô e ônibus. Para conseguir o seu, você precisa estar matriculado em curso integral ou de meio período em uma escola, faculdade ou universidade britânica registrada no programa Transport For London. Para pedir a sua carteirinha, você se inscreve de forma online pelo site oficial do metrô. É preciso:

-uma foto digital colorida
-o seu ID de matrícula
-as datas de início e término do seu curso
-um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa de £ 10
-um email ativo.

Trens e Coach

Os trens são a forma mais rápida e confortável de viajar pela Inglaterra. Para economizar, a compra das passagens deve ser feita com o máximo de antecedência possível – quanto mais próximo da data da viagem, mais cara a passagem será. Se você garante os seus tickets com tempo, consegue economizar até 80% com os valores chamados de advanced fares.

Uma forma ainda mais barata de viajar pelo país é pelos coaches, ônibus de viagens longas – diferentes daqueles usados dentro da cidade para ir de um bairro ao outro. Maiores e com inúmeras opções de destinos, os coaches são transportes específicos para quem está interessado em viagens mais distantes. No entanto, viajar de ônibus leva mais tempo do que de trem. A Megabus, normalmente, é a companhia com os melhores preços, com passagens de ida começando a apenas £ 1.

Tanto para trens quanto para ônibus, você pode comprar passagens de forma virtual, usando cartão de crédito ou débito, sem sair de casa. Basta imprimir as passagens online e comparecer com documento de identidade (normalmente, o passaporte) na hora da viagem.

Por Brenda Bellani