TAFE: cursos técnicos e vocacionais na Austrália

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criada pelo governo da Austrália para oferecer à população educação profissional e treinamento técnico flexíveis e acessíveis financeiramente, a Technical and Further Education (Educação Técnica e Continuada), mais conhecida por TAFE, é uma qualificação educacional oferecida em diversos institutos australianos. Trata-se de uma opção bastante procurada na Austrália: por jovens interessados em adquirir as habilidades necessárias para conquistar o primeiro emprego; ou por adultos que, por inúmeros motivos, gostariam de melhorar o currículo profissional, iniciar-se em uma nova carreira, ou simplesmente por interesse pessoal.

O ensino superior na Austrália recebe o nome de tertiary education. O TAFE oferece, na verdade, vocational education and training (VET, ou, em português “educação e treinamento vocacional”). São cursos geralmente focados na prática, e mais curtos e baratos do que os acadêmicos (graduações), e resultarão em certificados de diferentes níveis (I, II, III, e IV), em diplomas ou diplomas avançados. Isto significa que você pode provar ter qualificações e habilidades vocacionais, e pode ser contratado em funções relacionadas à sua área de estudo, mas não possui uma formação acadêmica (um bacharelado ou licenciatura). Alguns institutos de TAFE oferecem também cursos acadêmicos, ou seja, as graduações tradicionais de três ou quatro anos de duração.

Os cursos técnicos de TAFE precisam ser reconhecidos oficialmente como uma “registered training organization”, organização de treinamento registrada seja pela indústria ou por alguma organização de qualificação educacional, como a Australian Quality Training Framework ou a VET Quality Framework. Por isso, se você estiver procurando por um curso técnico na Austrália, certifique-se de que a instituição é registrada e permitida a oferecer cursos de TAFE – uma instituição não reconhecida pode significar que o seu certificado ou diploma não tenha valor, uma vez concluído o curso.
 
Os cursos de TAFE são encontrados em universidades, faculdades e Institutos de TAFE públicos, estaduais ou financiados pelo governo, em todas as partes da Austrália e em diversas áreas de estudo. Dentre as mais comuns, estão as de:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Artes e trabalhos manuais;
•    Comércio, business e finanças;
•    Engenharia e construção;
•    Tecnologia da informação e comunicação;
•    Trabalhos comunitários;
•    Turismo, culinária e hospitalidade.

Além da educação individual, os institutos de TAFE oferecem diferentes tipos de treinamento: específico para departamentos de indústrias ou companhias, para empregadores e funcionários de organizações, treinamento de grupos em companhias, e centros de aprendizado em comunidades ou em escolas de ensino médio.

Procure cursos técnicos/profissionalizantes na Austrália pelo Hotcourses Brasil.

Visto de estudante internacional de curso técnico na Austrália

Para poder estudar um curso técnico na Austrália, você irá precisar de um visto de estudante temporário para o Setor de Treinamento e Educação Vocacional: Vocational Education and Training Sector: Temporary Visa (Subclass 572) - Assessment Level 2. Este visto permite que o estudante internacional estude na Austrália para conquistar:

•    Um certificado I, II, III e IV (exceto ELICOS);
•    Um diploma VET;
•    Um diploma avançado VET;
•    Um certificado de graduação vocacional;
•    Um diploma de graduação vocacional.

Para mais informações sobre o visto de estudante para cursos vocacionais na Austrália, cheque o site oficial do Departamento de Imigração e Cidadania do Governo Australiano.

Por Brenda Bellani