Programa que já selecionou dezenas de brasileiros oferece novas bolsas no Canadá

Emerging Leaders in the Americas Program concede bolsas para cursos de graduação e pós-graduação no Canadá.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O programa chamado Emerging Leaders in the Americas Program (Programa de Líderes Emergentes nas Américas), também conhecido como ELAP, oferece bolsas de estudo de curta duração no Canadá a estudantes e pesquisadores latino-americanos por meio de colaborações e acordos de intercâmbio entre instituições canadenses e de países da América Latina. E se você acha que é só balela, os números existem para garantir que a oportunidade é real: de 2009 a 2015, foram concedidas 768 bolsas pelo programa; só em 2016, 159 brasileiros foram contemplados!

Em 2017, o programa dará prioridade às áreas acadêmicas de segurança, paz, prosperidade e desenvolvimento econômico. O financiamento das bolsas é feito pelo Global Affairs Canada, oficialmente Departamento de Relações, Comércio e desenvolvimento Internacionais (DFATD) do país. 

As opções estão disponíveis para graduação e pós-graduação, com diferentes valores, dependendo da duração e nível do curso:

Valores das bolsas

- 7.200 dólares canadenses para estudantes de faculdades, graduações e pós-graduações (mestrados e doutorados) para um mínimo de quatro meses ou um termo acadêmico de estudos ou pesquisa;
- 9.700 dólares canadenses para estudantes de pós-graduação (mestrados ou doutorados) para um período de cinco a seis meses de estudo ou pesquisa.

Para a inscrição do candidato, deve haver uma comunicação direta entre a sua instituição brasileira e a canadense. 

Quem pode se inscrever?

O Brasil faz parte do programa! Isto significa que os estudantes brasileiros podem se inscrever no ELAP

Você vai precisar:

- Estar matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil;
- Ser admitido em um curso de estudos ou pesquisa de período integral em uma instituição canadense (cursos de idioma não valem);
- Ter proficiência na língua usada no curso (inglês ou francês) antes de viajar para o Canadá;
- Não ter qualquer outra bolsa de estudo concedida pelo governo do Canadá;
- Chegar ao Canadá até setembro para o semestre de outono ou até janeiro para o semestre de inverno, se você for focar nos estudos;
- Ir para o Canadá entre 1º de junho de 2017 e 1º de fevereiro de 2018, se for focar em pesquisa;
- Certificar-se de ter o seguro de saúde adequado para toda a duração do intercâmbio, de acordo com as políticas da sua instituição canadense.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, para graduações, você deverá providenciar para o momento da inscrição um memorando de entendimento ou um acordo escrito de colaboração institucional e intercâmbio de estudante entre a sua faculdade/universidade brasileira e canadense.

Por este motivo, é essencial que você tenha o apoio da sua universidade/faculdade no Brasil (e mantenha seus laços com ela mesmo durante o intercâmbio), para que haja uma cooperação prévia e direta com uma instituição canadense.

A inscrição

A inscrição no ELAP deve ser feita pela instituição canadense em nome do estudante até o dia 27 de abril de 2017

Visite o site oficial do ELAP para saber mais sobre o programa e comece a pesquisar entre universidades do Canadá.