Posso trabalhar na Inglaterra durante os meus estudos?

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você decidiu estudar na Inglaterra. Portanto, precisou conquistar o seu visto de estudante para poder entrar e morar no país legalmente. Mas enquanto está na Inglaterra a estudo, pretende trabalhar para conseguir se manter financeiramente. Isso é permitido?

O UKCISA (UK Council for International Students Affairs) responde: se tiver um Tier 4 (Child) - visto de estudantes para estrangeiros menores de idade – e tiver 16 anos ou mais, você pode trabalhar até 10 horas semanais. Estudantes internacionais mais novos que 16 são proibidos de trabalhar.

Se você conquistou um Tier 4 (General), visto de estudante geral, a permissão para trabalhar vai depender da sua instituição. Na grande maioria dos casos, se a sua universidade/faculdade/escola for particular, você não poderá trabalhar, mesmo que a instituição tenha status de Highly Trusted Sponsor (Responsável Altamente Confiável). No entanto, se a sua instituição particular estiver listada como recognised body, você terá permissão para trabalhar.

Recognised body

“Instituições reconhecidas” são as instituições de reputação internacional e ensino superior de qualidade reconhecido oficialmente. Atualmente, 160 instituições são autorizadas pelos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) a outorgar uma grande variedade de diplomas acadêmicos.

Além destas 160 autorizadas, existem também mais de 700 faculdades e outras instituições que não possuem o “degree awarding power” (“poder de outorgar diplomas acadêmicos”), mas que oferecem cursos completos (como cursos preparatórios para graduação, cursos técnicos/ profissionalizantes, foundation, cursos de idioma, de certificados, entre outros) que, com a sua conclusão, costumam levar o estudante a ser admitido em uma das universidades de ensino superior autorizadas na lista de recgonised body.

Que tipo de trabalho posso conseguir durante os meus estudos na Inglaterra?

Basicamente, você pode procurar por qualquer emprego, mesmo que não seja relacionado à área do seu curso acadêmico. Mas você não pode de maneira alguma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

-Ser autônomo;
-Trabalhar como um atleta profissional ou treinador esportivo;
-Trabalhar como um “entertainer”, artista;
-Ser contratado em um emprego permanente de período integral (que possa atrapalhar as suas horas de estudo).

A regra para entertainers tem uma exceção: se você estiver estudando música ou dança em qualquer nível acadêmico, será permitido a trabalhar em funções que envolvam performances profissionais. No entanto, o trabalho deverá ser arranjado pela sua instituição e deverá ser parte do seu curso, como um estágio ou experiência prática.

Quantas horas semanais eu posso trabalhar?

Durante o term-time, ou seja, os meses em que estiver em aula, você pode trabalhar por:

-Mais de 20 horas semanais se você estiver estudante em um curso acadêmico em uma “instituição de ensino superior” (higher education institution*);
-Mais de 20 horas semanais se você estiver estudando em um curso abaixo do nível acadêmico, mas em uma instituição de ensino superior “overseas” – especializadas em receber estudantes internacionais;
-Mais de 10 horas semanais se você estiver estudante em um curso abaixo do nível acadêmico, mas em uma instituição de ensino superior comum;
-Mais de 10 horas semanais se você tiver um Tier 4 (Child) e tiver pelo menos 16 anos.

*A UK Border Agency reconhece como higher education institution as “instituições reconhecidas” (Recgnised body).

Em todo caso, é muito importante que você cheque com a sua instituição antes de aceitar qualquer emprego. Se você acabar empregado em funções consideradas ilegais pela sua universidade/faculdade, pode correr o risco de perder o seu Tier 4.

Para mais informações sobre trabalhar na Inglaterra com o visto de estudante, visite o site oficial do UKCISA.

Por Brenda Bellani