Pagar um agente ou fazer todos os trâmites por conta própria, eis a questão

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Tem gente que gosta de programar as viagens internacionais com uma agência. Acha mais fácil deixar o trabalho pesado – nem tão pesado assim, na realidade – com as agências de turismo, que, além de cobrar o preço da viagem, cobrarão o serviço prestado durante todo o arranjo dos detalhes.

Em caso de viagens a turismo, o agente irá ajudar a esclarecer o processo para adquirir um passaporte e para a concessão de visto no consulado: ele mesmo fará o agendamento da data, lhe informará sobre todos os documentos a serem providenciados, entre outras coisas. É também o agente que cuidará dos detalhes da ida e da volta: data e horário do voo, a compra das passagens, o itinerário, a estadia em hotéis, etc.

É mais cômodo para o cliente que, na verdade, precisa só pagar e aceitar o que está sendo agendado pela agência. Mas também sai mais caro ao bolso. Os aventureiros que gostam de fazer mochilões, por exemplo, podem comprar passagens por conta própria em sites oficiais (como a Eurail, para passagens de trens entre os países da Europa) com preços muito mais baratos que os comprados em agências.

No caso das viagens a estudo, a questão muda de cara. Uma vez encontrada a sua instituição internacional (universidade, faculdade, escola, instituto, tanto faz), e passado no processo seletivo, você deverá pagar as taxas relativas à matrícula. Então, a instituição deverá providenciar os documentos que comprovem o seu compromisso estudantil no exterior. Resta a você apenas agendar a sua data de entrevista no consulado para conseguir o visto de estudante.

Também é função da instituição instruir o estudante para o momento da entrevista: como se portar, quais documentos levar, informações sobre o seu curso e estadia na instituição, etc. Além disso, elas orientam nos assuntos relacionados à sua viagem de ida e volta (datas, por exemplo) e à sua moradia. Desta forma, a sua instituição no exterior acaba fazendo o papel de uma agência de turismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por isso, a decisão cabe a cada um e ao orçamento que está disposto a gastar. As instituições no exterior irão fazer de tudo para lhe ajudar em todo o processo, afinal, obviamente, elas visam receber estudantes internacionais em seus campi e manter o ambiente multicultural. Por esta razão, elas possuem departamentos de serviço de suporte aos estudantes internacionais para orientá-los durante todo o processo de matrícula, mudança e também suporte para os estudantes quando chegam ao país de destino, para que se integrem da melhor forma na “vida nova” e tirem o máximo proveito da experiência.

Ninguém melhor do que você para encontrar o curso que deseja fazer. Pesquise no site da Hotcourses Brasil universidades e faculdades no exterior e entre em contato com as instituições do seu interesse diretamente para tirar as suas dúvidas.

Por Brenda Bellani