Os benefícios de ser bilíngue para o cérebro e a vida profissional

Aprender outra língua é para nosso cérebro como o exercício físico é para o corpo.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Além de facilitar as suas viagens, conseguir assistir filmes estrangeiros sem legendas e atender a um requisito essencial se você quiser estudar no exterior, ser bilíngue também faz maravilhas ao seu cérebro – e à sua vida profissional, principalmente se você quiser uma carreira internacional.

Tópicos deste artigo

A explicação da ciência para ao aprendizado na infância

Independentemente da idade em que começa a aprender um novo idioma, todo mundo pode se tornar fluente, desconsiderando sotaque e pronúncia. O que muda é o processo e tempo de aprendizado. Aprender um novo idioma envolve ambos os hemisférios do cérebro – tanto o esquerdo, mais analítico, quanto o direito, mais emocional e social. 

Segundo avanços na ciência, por meio da tecnologia de imagem cerebral, as crianças aprendem um novo idioma com mais facilidade por causa da “plasticidade” de seus cérebros em desenvolvimento, que os permitem usar os dois hemisférios para a aquisição da proficiência de maneira equilibrada, enquanto no cérebro adulto o aprendizado é lateralizado a um hemisfério, geralmente o esquerdo. 

Por isso os adultos são mais racionais quando usam o idioma estrangeiro do que quando usam a sua língua mãe!

Benefícios de um cérebro bilíngue

O cérebro de uma pessoa bilíngue funciona diferente. De maneira bem simplificada, aprender outra língua tem o mesmo efeito para o nosso cérebro que o exercício tem para o nosso corpo – deixa-o mais saudável, ágil e resistente. Basicamente, em forma!

A atenção e o esforço necessários para alternar entre dois idiomas diferentes acelera e fortalece a parte do cérebro que lida com o foco, a solução de problemas e a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Além disso, ser bilíngue pode apresentar outras vantagens:

  • Atrasar ou evitar o desenvolvimento de algumas doenças, como Alzheimer e demência;
  • Recuperação mais rápida em caso de AVC;
  • Ter mais desenvoltura em tarefas cognitivas e sociais, desde testes verbais até a forma om que você “lê” outras pessoas;
  • Raciocínio mais ágil;
  • Maior capacidade de concentração.

E essas são só alguns itens de uma longa lista comprovada diariamente pela ciência. Algumas pesquisas acreditam, inclusive, que a pessoa bilíngue tem uma mentalidade – e até mesmo uma personalidade – diferente para cada língua falada. Ou seja, o bilíngue pode se sentir uma pessoa diferente quando está falando o idioma estrangeiro!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ser bilíngue não significa que a pessoa é mais inteligente. No entanto, saber dois idiomas diferentes com certeza faz com que o seu cérebro seja mais ativo, saudável e complexo. Mesmo que você não tenha aprendido uma língua estrangeira quando criança, nunca é tarde para começar! Que tal encontrar um curso de inglês no exterior

São muitas as razões para optar por um curso de inglês no exterior! Conheça-as aqui!

Benefícios de ser bilíngue para a sua vida profissional

O profissional que se dispõe a aprender um novo idioma abre diversas portas para a sua carreira. Primeiramente, como mencionado acima, muito provavelmente ele será uma pessoa mais atenta, proativa e que consegue lidar com mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso por si só já é uma grande vantagem de ser bilíngue.

No entanto, no mundo globalizado atual, várias áreas e indústrias necessitam imensamente de profissionais que sejam capazes de se comunicar em mais de um idioma, como é o caso destes cinco exemplos:

Estes são apenas poucas entre muitas áreas, como Jornalismo, Direito, Empreendedorismo e, claro, Tradução. A comunicação no ambiente de trabalho é um dos fatores-chave de um negócio bem-sucedido e um número crescente de empresas, especialmente aquelas com sedes e/ou clientes internacionais, passaram a considerar o bilinguismo uma das suas prioridades na hora de contratar novos profissionais. 

A matemática é muito simples: saber dois ou mais idiomas te capacita para ter acesso a um número maior de oportunidades do que se você se limitar a apenas a sua língua materna.

A pessoa que se abre para a experiência de aprendizado um idioma estrangeiro também se abre para uma nova cultura. Atualmente, a consciência cultural e a tolerância são características super valorizadas no mercado de trabalho do mundo inteiro.

Ou seja: faz bem para o cérebro, para a sua carreira e para a sua vida!