O sistema de classificação de diplomas do Reino Unido

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Reino Unido utiliza um sistema de notas para classificar os diplomas de bacharelado de seus estudantes e profissionais e também dos estrangeiros que gostariam de estudar no país. Este sistema é usado ou reconhecido em outros países (como Irlanda, Singapura e Hong Kong), com algumas pequenas alterações; e é similar ao sistema de honras utilizado no Reino Unido e nos Estados Unidos (Honours Degree), pois a principal distinção feita entre os diplomas é se eles foram ou não concedidos com honras.

Encontre cursos na Inglaterra pelo Hotcourses Brasil.

Os estudantes britânicos, ao concluírem o curso de graduação, costumam prestar o exame de honras para tentar melhorar a classificação do diploma. Um diploma "comum" (ordinary ou pass), sem honras, significa que o estudante não conseguiu um resultado satisfatório no exame "de honras". Para os estudantes que não prestarem a prova com a conclusão do curso, a maioria das universidades classifica os diplomas de acordo com a média geral de aproveitamento dos estudantes durante a graduação. A média é avaliada em porcentagem, e a partir dela, é dada a classificação do diploma. Veja na tabela:
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Quando o estudante recebe um "diploma com honras", ele pode acrescentar o sufixo (Hons) à classificação do diploma, por exemplo, BA (Hons), ou seja, "Bacharelado de Artes (com Honras)". Quanto melhor a classificação do seu diploma, maior as suas chances profissionais e também a maior a probabilidade de ser admitido em uma universidade para continuar os estudos acadêmicos em um curso de pós-graduação, seja no Reino Unido ou em outros países.

Por isso, quando você for procurar por cursos acadêmicos no Reino Unido, pode encontrar entre os requisitos de admissão a exigência de uma média mínima, normalmente, 2:1 ou 2:2. Os estudantes que tiverem uma classificação inferior à exigida podem ser admitidos se comprovarem experiências profissionais na área do curso almejado.

Como outros países - incluindo o Brasil - não utilizam o mesmo sistema de classificação, a maioria das universidades britânicas possui uma equipe de admissão preparada para avaliar os diplomas de estudantes internacionais e validá-los no Reino Unido.

Por Brenda Bellani