O que são “Twinning Programs”?

Intenção é oferecer cursos que resultem em qualificações de classe mundial por um preço mais acessível.
Por Hotcourses Brasil

Os Twinning Programs são bastante populares na Malásia
Os Twinning Programs são bastante populares na Malásia
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Bastante populares na Malásia, os Twinning Programs são programas acadêmicos cursados metade em um país e metade em outro. Em uma tradução ao pré da letra, os “programas geminados” são oferecidos em parceria com instituições do mundo inteiro, permitindo que os estudantes recebam um diploma internacional após estudar em dois países diferentes. A intenção é oferecer cursos que resultem em qualificações de classe mundial por um preço mais acessível. 

Universidades da Malásia como a Kuala Lumpur Metropolitan University College, Taylor’s University e Asia Pcific University College of Technology and Innovation, por exemplo, firmam parcerias com instituições renomadas da Austrália, como University of South Australia, University of Newcastle e Curtin University. A Sunway University tem parcerias também com universidades britânicas, como a Western Michigan University.

O custo de vida na Malásia é muito mais barato do que na Austrália ou Reino Unido. Cursando os primeiros semestres do curso em uma instituição malaia, o estudante internacional estará economizando e ainda assim terá a oportunidade de estudar em outro país para concluir o diploma. Os cursos “geminados” ministrados nas universidades da Malásia são em inglês e contam créditos acadêmicos.

Oferecer um Twinning Program, para uma instituição, significa que ela conseguiu estabelecer laços com universidades estrangeiras renomadas. Para o estudante, isto significa que ele receberá um diploma da instituição estrangeira (seja na Austrália, no Reino Unido ou qualquer outro país), mesmo tendo cursado metade ou a maior parte do programa na Malásia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de Twinning Programs

Normalmente, há três tipos principais de “programas geminados”:

2+1 = Dois anos cursados na malásia + um ano curso em outro país;
3+1 = Três anos cursados na malásia + um ano curso em outro país;
3+0 = Três anos cursados na malásia e nenhum em outro país, mesmo assim o curso ministrado e o diploma concedido são da universidade estrangeira.

Twinning Programs em outros países

Mas não é só na Malásia que os Twinning Programs são oferecidos, apesar de neste país da Ásia, eles serem realmente populares. Instituições do mundo inteiro estão inserindo versões dos “programas geminados” em seus catálogos de cursos, como Singapura, Japão e França.

A IÉSEG School of Management, na França, por exemplo, oferece bacharelados “geminados” em parceria com a Loyola College, na China, Christ University, na Índia, e ACEEM University, em Madagascar. Os primeiros dois anos da graduação são completados na universidade estrangeiros, e os dois últimos anos na IÉSEG.

A Toyohashi University of Technology, Japão, oferece Twinning Programs de mestrado para os estudantes que já tiverem cursado um ano na Institut Teknologi Bandung (ITB), Indonésia, HoChiMinh City University of Technology (HCMUT), Vietnã, Universitas Hasanuddin (UNHAS), Indonésia, e Northeastern University (NEU), China.

Por Brenda Bellani