O que é peer mentoring?

Universidades criam programas para o calouro estrangeiro se adaptar ao novo ambiente.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Peer mentoring é o nome de um serviço muito interessante oferecido pelas universidades internacionais. Quando você vai estudar no exterior, precisa se adaptar a um novo país e também à instituição, onde irá se inserir em um ambiente completamente novo, fazer novas amizades, aprender um novo sistema de ensino e estudar nos próximos meses (ou anos). As universidades, faculdades ou escolas reconhecem que este período de adaptação pode ser difícil para os novos estudantes e, para torná-lo mais tranquilo e fazer com que se sintam em casa rapidamente, criam programas de orientação e diferentes serviços de suporte para acompanhá-los durante suas primeiras semanas de estudo.

Um destes programas é o peer mentoring (algo como “aconselhamento aos pares” ou “aconselhamento de colegas”). Para que este programa funcione, as instituições contam com o trabalho voluntário de outros estudantes veteranos (no segundo ano de curso ou mais) para trabalhar como “mentores” de calouros, estudantes que acabaram de chegar ao país e começar os estudos.

Peer mentoring, normalmente, significa a orientação e o convívio de alguém que já passou por alguma experiência específica com alguém que é completamente novo em relação à mesma experiência. Desta forma, cada estudante-mentor fica responsável pela orientação de um calouro durante os primeiros dias ou até mesmo as primeiras semanas de curso.

 Esta orientação é feita com dois propósitos. O primeiro deles é acadêmico. O mentor vai apresentar a instituição ao novo estudante, acompanhá-lo em suas primeiras aulas, explicar as regras e o comportamento universitários, apresentá-lo aos professores e a equipe de funcionários, etc. O segundo propósito é social. Chegar a um ambiente onde você não conhece ninguém pode ser assustador. Ter alguém ao seu lado que conhece outros estudantes e já passou pela mesma situação é uma forma de lhe ajudar a sentir-se mais seguro e confortável. Por isso, o mentor vai apresentar o calouro a outros estudantes, aos clubes e organizações estudantis, aos restaurantes e cafés da região onde pode se socializar com colegas de classe, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Além disso, os mentores são pessoas a quem os estudantes podem recorrer quando tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda em qualquer aspecto. Pode ser que o aluno não se sinta à vontade de conversar ou fazer perguntas aos professores ou à host family no início do intercâmbio, e prefira conversar com outros estudantes. O peer mentor, por sua vez, ao servir de orientador, fortifica qualidades importantes durante a experiência acadêmica, como comunicação e liderança.

Ao considerar a sua instituição no exterior, pesquise se ela oferece os serviços de peer mentoring para ajudar na sua adaptação, principalmente se você ainda estiver se sentindo inseguro para mudar de país. Informações referentes ao programa, provavelmente, são encontradas no site oficial da instituição, na seção de serviços de suporte ao estudante.

Por Brenda Bellani