O que é ESL – English as a Second Language?

Conheça algumas universidades estrangeiras que oferecem cursos de ESL - Inglês como Segunda Língua.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Também conhecido como English as a Foreign Language (EFL, ou Inglês como Língua Estrangeira), o ESL é a sigla para English as a Second Language, que, em português, significa Inglês como Segunda Língua. Ou seja: são cursos para ensinar a língua inglesa para quem é nativo em outro idioma. 

Um curso ESL é especificamente direcionado a estudantes não-nativos no inglês. O objetivo das aulas é melhorar a proficiência dos alunos no idioma em conversação, gramática, leitura, compreensão oral, escrita e vocabulário. Por este motivo, os professores de cursos de ESL devem necessariamente ser bilíngues proficientes, geralmente com algum tipo de especialização em TESOL (Teacher of English to Speakers of Other Languages; Professor de Inglês para Falantes de Outras Línguas).

As aulas vão do iniciante ao avançado e atendem a diversas necessidades: estrangeiros adultos que se mudam para um país anglófono sem saber o idioma; profissionais interessados na fluência no inglês para a carreira; e também para fins acadêmicos, quando estudantes estrangeiros precisam de proficiência para estudar em uma universidade americana, britânica, australiana ou qualquer outro país nativo na língua inglesa.

A fluência no inglês – geralmente comprovada com uma prova como o IELTS e o TOEFL – é parte essencial do processo de admissão em um destes países. Portanto, o ESL é muitas vezes o primeiro passo para conseguir ser selecionado no exterior. Tendo isto em mente, muitas universidades estrangeiras oferecem cursos de ESL para estudantes internacionais que ainda não possuem a fluência mínima necessária no inglês para um curso acadêmico. Com a conclusão bem-sucedida de um curso ESL, o aluno pode conseguir ser admitido incondicionalmente à universidade sem precisar prestar novamente o TOEFL ou o IELTS. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça algumas universidades estrangeiras que oferecem cursos de ESL: