O que é o Clearing (e como ele pode ser o seu plano B para estudar no Reino Unido)?

Há um prazo para que os estudantes que não foram admitidos em uma universidade possam se inscrever em "novas chamadas".
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: HotCourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As universidades do Reino Unido têm algo que se assemelha um pouco com a “segunda chamada” dos vestibulares brasileiros. O sistema central de inscrições universitárias, o UCAS, oferece o Clearing entre julho e setembro todos os anos para os estudantes que não conseguiram a admissão em nenhuma das suas primeiras opções de instituições.

Você pode participar do Clearing se:

  • Não receber nenhuma oferta de admissão no Reino Unido;
  • Tiver recusado todas as ofertas recebidas ou então não ter confirmado nenhuma delas até o prazo final;
  • As suas ofertas de vaga não tiverem sido confirmadas porque você não atendeu a todos os requisitos da universidade;
  • Você rejeitou uma alteração de curso, data de início dos estudos e/ou pontuação para admissão;
  • Você se inscreveu em apenas um curso que foi cancelado ou você não foi admitido, e você pagou a taxa total de inscrição de £23;
  • O UCAS recebeu sua inscrição após o dia 30 de junho, o que significa que ela não foi enviada a nenhuma das universidades selecionadas por você.

Tópicos deste artigo

E o que significa o Clearing?

O Clearing é o serviço do UCAS que permite que todos os estudantes que se encaixam nas situações listadas acima se inscrevam novamente em vagas que permanecem disponíveis nas faculdades após o período de seleção no Reino Unido.

As vagas abertas para o Clearing são atualizadas regularmente pelas universidades e faculdades britânicas na ferramenta de busca do UCAS. Por isso, se você não encontrou nenhuma opção de curso de seu interesse, pode continuar procurando até setembro.

Para utilizar o serviço, você deve ter feito a sua inscrição em universidades do Reino Unido por meio do UCAS.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o Clearing funciona?

Você vai precisar fazer toda a inscrição novamente pelo UCAS, inclusive com os documentos e declaração pessoal, só que, desta vez, você não selecionará opções de cursos. Ao enviar a inscrição, você receberá um email para acessar a página de Track (algo como “acompanhamento”, neste caso), onde você encontrará o seu número de Clearing.

Depois, você tem três opções: pedir por orientação no site do UCAS, usar a ferramenta de busca por vagas abertas ou entrar em contato direto com as universidades para encontrar uma vaga. Apenas após achar um curso disponível e ter a permissão da universidade, você pode adicioná-lo na página de Track. Só é possível escolher um curso por vez.

O seu status passa, então, a ser “You are in Clearing” (Você está em Clearing) ou “Clearing has started” (Clearing começou). 

A comunicação com a universidade é muito importante! Informe o seu número de Clearing do UCAS para que ela possa analisar a sua inscrição no site. A universidade, por sua vez, deve dizer para quais cursos ainda tem vaga, se pode considerar a sua admissão e também o prazo final para a nova inscrição.

Adicionar uma escolha de curso no seu Clearing significa que você já aceitou a sua oferta de vaga.

Necessidade de flexibilidade

As vagas anunciadas no Clearing são as que permanecem disponíveis após a seleção universitária. Isto significa que não são todos os cursos ou instituições que estarão disponíveis. Pode ser que você não encontre um lugar nas universidades em que havia escolhido durante as inscrições ou talvez nem mesmo na área de estudo exata do seu gosto.

Por isso, o Clearing será uma opção melhor se você estiver disposto a ser flexível em relação à localização e área de estudo na hora de escolher o seu plano B.

Visite o site do Clearing do UCAS para saber mais.