O processo seletivo na Nova Zelândia

Popularidade do país tem crescido cada vez mais como um destino de estudo exótico e promissor
Por Hotcourses Brasil

Ano acadêmico na Nova Zelândia começa no final de fevereiro
Ano acadêmico na Nova Zelândia começa no final de fevereiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Nova Zelândia é um país pequeno, mas maravilhoso! A sua popularidade tem crescido cada vez mais entre estudantes internacionais como um destino de estudo exótico e promissor. Para facilitar o seu processo seletivo no país, nós listamos a seguir algumas informações básicas que poderão te ajudar a estudar na Nova Zelândia!

Pesquisa

Os estudantes devem começar a pesquisar suas opções de universidades e cursos na Nova Zelândia com antecedência da data que pretendem viajar – um ano de preparo seria ideal. Os requisitos para a inscrição em instituições neozelandesas não variam muito. Diferente de outros países, os estudantes de graduação na Nova Zelândia não precisam atender a regras gerais de educação, como, por exemplo, os A-Levels do Reino Unido.

Algumas universidades, como o Eastern Institute of Technology, têm catálogos online, que podem ser baixados gratuitamente, recheados de informação e também com o passo a passo para a inscrição em qualquer curso da instituição e, às vezes, em bolsas de estudo.

Seleção

O ano acadêmico na Nova Zelândia começa no final de fevereiro e termina em novembro ou no início de dezembro, variando um pouco entre as universidades. A maioria das instituições realiza o processo de seleção no começo do ano letivo, mas algumas também têm opções no segundo semestre do ano. 

O prazo final para as inscrições dependem do curso e da instituição; de maneira bem geral, as graduações recebem inscrições em outubro, para o início das aulas em fevereiro ou março do ano seguinte; ou então de abril a junho, para os cursos que começam em julho ou agosto. Os prazos para as pós-graduações são semelhantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É muito importante verificar diretamente as datas específicas de inscrição da sua universidade neozelandesa para não perder o prazo final!

Documentos necessários

Tanto para graduação quanto para pós-graduação, as universidades da Nova Zelândia exigirão alguns documentos em comum: 

  • Uma cópia do seu passaporte e foto;
  • Históricos escolares/acadêmicos;
  • Diploma do ensino médio (para graduações)/Bacharelado (para pós-graduação);
  • Formulário de inscrição preenchido da sua universidade e do curso específico que você deseja cursar na Nova Zelândia;
  • Algumas universidades, principalmente para os cursos de pós-graduação, podem exigir o seu currículo.

Como um estudante internacional não nativo no inglês, você provavelmente deverá providenciar um resultado em um exame de proficiência na língua inglesa, como o IELTS. Geralmente, as universidades neozelandesas exigem uma nota mínima geral de 6.0 no IELTS para a admissão em graduação e 6.5 para pós-graduação.

Inscrição

A forma mais comum de se inscrever em uma universidade na Nova Zelândia é online, diretamente pelo site oficial das instituições. Procure pelas páginas chamadas Apply Now, como esta aqui da Universidade de Auckland.