Topo
pesquisar
Em 03/06/2016 09h17, atualizado em 28/06/2016 16h33

O processo seletivo na Alemanha

Estudar no Exterior

Processo de seleção em universidades alemãs depende da área de estudo e do país de origem. Por Hotcourses Brasil
Formulários e documentos adicionais também dependem do processo seletivo
Formulários e documentos adicionais também dependem do processo seletivo
PUBLICIDADE

Há várias formas de se inscrever em uma universidade na Alemanha. O processo de seleção depende da área de estudo que você pretende estudar e do seu país de origem. Já os prazos finais para a inscrição variam de acordo com a instituição e também do curso.

Numerus Clausus

Numerus Clausus (NC) é um método usado para limitar o número de estudantes em alguns cursos acadêmicos específicos. O objetivo deste sistema é resolver o excesso de candidatos para vagas limitadas em algumas áreas de estudo e proteger certas profissões. O NC é usado em alguns países da Europa, inclusive na Alemanha. Portanto, existem áreas de estudo nas universidades alemãs com números restritos de vagas. Há dois tipos de NC: o central, com um processo válido para o país todo; e o local, válido para universidades específicas. Por isso, a sua área de estudo e a sua universidade determinarão boa parte do seu processo de inscrição.

País de origem

Há três formas de se inscrever em universidades da Alemanha: Trust for admission to higher education, uni-assist e pela própria universidade. Estrangeiros de fora da Europa interessados em uma área de estudo com NC central ou sem NC devem verificar se a universidade alemã faz parte da uni-assist nesta lista aqui. O site também informa se a universidade possui procedimentos extras para a inscrição. Ser não for um membro da uni-assist, você deve se inscrever diretamente pelo processo seletivo da universidade.

Em todos os casos, é essencial entrar em contato direto com a secretaria internacional da universidade alemã na qual você pretende se inscrever para saber qual é o procedimento específico exigido por ela e quais passos tomar para entregar a sua inscrição.

Despesas

Os candidatos normalmente devem pagar algumas taxas durante o processo de inscrição na Alemanha: taxas de inscrição, taxas para cópias e traduções certificadas e taxa para o exame TestDaF ou DSH. O custo total depende de onde você se inscrever: 

-Pela uni-assist: a primeira inscrição custa € 75; cada inscrição adicional custa € 15 por universidade (valores válidos para todas as inscrições enviadas em um semestre);
-Diretamente pela universidade: Algumas universidades cobram uma taxa de inscrição do candidato, que variam de acordo com a instituição; neste caso, a sua inscrição só será avaliada após a confirmação do seu pagamento.

Formulários e documentos adicionais

Os formulários e documentos adicionais vão depender do processo seletivo. No Portal do Candidato (Applicant’s Portal) da uni-assist, há orientação sobre quais documentos devem ser enviados para o sistema do site e quais devem ir diretamente para a universidade. Veja aqui. Primeiramente, no entanto, você deve criar uma conta no portal, gerar uma versão em PDF do seu formulário e depois imprimi-lo.

Documentos adicionais que podem ser exigidos:

  • Cópia certificada do seu histórico escolar/diploma do ensino médio;
  • Cópias autenticadas de todos os certificados de universidades que você já tenha cursado;
  • Uma foto do tamanho da do passaporte;
  • Cópia das páginas com foto e informações pessoais do seu passaporte;
  • Certificado de proficiência em uma língua estrangeira (inglês ou alemão, dependendo do seu curso).

As cópias dos documentos só são reconhecidas se forem oficialmente certificadas. Você precisará de uma cópia certificada do documento no idioma original e também da versão traduzida. Estas traduções devem ser feitas por tradutores certificados. (Algumas universidades aceitam documentos em inglês, portanto, vale a pena verificar isso com a sua instituição alemã.) A embaixada e os consulados alemães no Brasil podem oferecer o contato de tradutores certificados.

Prazos finais 

Os seguintes prazos finais são válidos para a maioria das universidades. 

Inscrições de inverno:

  • O período de inscrição vai do final de maio até dia 15 de julho;
  • As cartas de admissão são enviadas entre agosto e setembro;
  • As cartas de rejeição são enviadas entre setembro e outubro.

Inscrições de verão: 

  • O período de inscrição vai do início de dezembro até o dia 15 de janeiro;
  • As cartas de admissão são enviadas entre fevereiro e março;
  • As cartas de rejeição são enviadas entre março e abril.

Mas é importante checar as datas específicas da sua universidade!

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola