Novo ranking das 100 melhores universidades com menos de 50 anos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Times Higher Education,a mais importante fonte de informações sobre educação superior do mundo, lançou a versão 2013 do Ranking 100 Under 50, que lista as 100 melhores instituições do mundo com menos de 50 anos. A lista é uma análise de instituições internacionais recentemente novas que já conquistaram qualidade e reputação semelhantes às universidades mais renomadas do mundo, e que possuem potencial para se tornar líderes mundiais em educação superior em pouco tempo.

Veja a seguir as dez primeiras colocadas do "2013 Times Higher Education 100 Under 50":

1. Pohang University of Science and Technology - Coréia do Sul
2. École Polytechnique Fédérale of Lausanne - Suíça
3. Korea Advanced Institute of Science and Technology - Coréia do Sul
4. Hong Kong University of Science and Technology - Hong Kong
5. University of California, Irvine - Estados Unidos
6. Maastricht University - Holanda
7. University of York - Reino Unido
8. Nanyang Technological University - Singapura
9. Université Pierre et Marie Curie - França
10. Université Paris-Sud - França

Para ver a lista completa, visite o site da Times Higher Education: http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/.

Pesquise as melhores universidades do mundo no site Hotcourses Brasil.

O Reino Unido tem 18 universidades entre as 100 melhores, sendo o país que aparece mais vezes no ranking - apesar de aparecer com apenas uma instituição entre as dez primeiras, duas a menos que no ranking anterior. Já os Estados Unidos, que costuma dominar os rankings mundiais de educação superior, conquistou apenas oito posições entre as 100.

Além do primeiro lugar no segundo ano consecutivo, a Ásia conquistou um resultado excelente com cinco instituições da República da China e quatro de Hong Kong. Vinte oito países estão representados entre as 100 melhores "jovens" instituições do mundo, oito deles nas primeiras dez posições: Coréia do Sul, Suíça, Hong Kong, Estados Unidos, Reino Unido, França, Singapura e Holanda. O Brasil está entre os 28 países do Ranking 100 Under 500 na excelente 28ª posição, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - criada em 1966.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Este resultado pode demonstrar quais nações irão desafiar o Reino Unido e os Estados Unidos no futuro como provedores de ensino superior de qualidade e de reputação internacional. "Muitas nações emergentes estão investindo seriamente para rivalizar o sucesso [como provedores de educação superior]", diz Phil Baty, editor dos rankings da Times Higher Education.

Critérios de avaliação

As instituições mundiais com menos de 50 anos de criação são avaliadas em 13 fatores, desenvolvidos a partir de consultas com experts, seguindo os padrões da Times Higher Education, mas incluindo uma metodologia específica para analisar as características destas universidades mais novas. Estes 13 fatores estão incluídos na análise das pesquisas acadêmicas realizadas pela instituição, a visibilidade e a influências destas pesquisas no mundo, a visão internacional da instituição, a inovação e a renda do setor, entre outros.

Os dados para a construção do ranking foram coletados pelo projeto da Thompson Reuters, um processo de coleta e validação fatual de dados sobre o desempenho acadêmico de instituições em uma variedade de aspectos e áreas de estudo. Conheça mais sobre o projeto da Reuters aqui.

A Times Higher Education é uma revista semanal projetada especialmente para profissionais e pesquisadores da área acadêmica, fundada em 1971 e na internet desde 1995.

Por Brenda Bellani