Nove coisas que você precisa pesquisar antes de estudar na Inglaterra

Confira as principais dicas para se ter uma boa experiência de estudo nos países do Reino Unido.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para a maioria dos estudantes internacionais, preparar-se para estudar no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) pode ser desafiador. O fator mais importante para ter experiência mais tranquila é estar preparado e saber o que esperar. O site Save The Student conversou com vários estudantes estrangeiros e as respostas resultaram em uma lista dos nove itens mais importantes que todo estudante deve fazer antes de viajar para estudar no Reino Unido.

1. Pesquisa

Primeiramente, se você conhece pessoas que já moraram fora ou que ainda moram no Reino Unido, converse com elas. Nada melhor que tirar suas dúvidas com quem já passou pela experiência e tem histórias e dicas de primeira mão. O segundo passo é pesquisar por recursos e informações na internet – o lugar onde tudo acontece hoje em dia. Já ouviu a frase “se o Google não sabe, não existe”? Uma pesquisa no Google pode ajudá-lo a responder várias de suas dúvidas. Você ainda pode procurar em banco de dados como o Hotcourses Brasil ou então diretamente no site oficial da própria universidade.

Não tenha medo de entrar em contato com a instituição para tirar suas dúvidas ou acertar sobre outros assuntos. Há também a opção de procurar representantes locais da universidade ou um agente autorizado. 

2. Vistos e documentos

Certifique-se de reunir todos os documentos necessários e conseguir o visto certo para o seu curso no Reino Unido. Isto varia de universidade para universidade, e também de curso para curso.

Leia sobre o Tier 4, o visto de estudante geral do país.

3. Prepare-se para o Reino Unido

Antes de se mudar, mantenha algumas coisas em mente: o Reino Unido é culturalmente diverso, e diferente do que você está acostumado, seja em costumes, clima, sistema educacional, culinária e muito mais. É preciso ter a mente aberta para morar em outro país e saber respeitar as diferenças.

Além disso, uma pesquisa sobre a cultura britânica pode ajudá-lo a preparar outra parte desafiadora de se mudar: as malas! 

4. Acomodação estudantil

Onde você vai morar no Reino Unido durante os estudos? Quando estiver procurando sua acomodação estudantil, a sua universidade deve ser o seu primeiro contato. Ela pode ter dormitórios dentro do campus ou passar o contato de acomodações particulares de confiança e próximos à instituição. A maioria das universidades acostumadas a receber estudantes internacionais pede que os calouros morem no campus durante o primeiro ano da graduação. Já para pós-graduações, normalmente, as universidades terão opções de acomodações maiores e mais reservadas para estudantes que viajam com esposo/esposa (e filhos).

Há também a opção de morar com uma família local, na acomodação chamada homestay.

5. Conta bancária

Se você for permanecer no Reino Unido por mais de poucos meses, é recomendável criar uma conta bancária em uma agência local. Isso facilita o pagamento de contas e também mantém o seu dinheiro seguro. Os bancos do Reino Unido são relativamente rigorosos em relação aos requisitos para abrir uma conta. Você precisará de uma série de documentos:
-Identificação: normalmente, o passaporte.
-Comprovante de endereço: do seu endereço no Brasil e no Reino Unido.
-Comprovante de renda: pode ser em forma de credit check ou extratos bancários brasileiros que comprovem que você será capaz de manter a conta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, para obter uma conta estudantil você precisará comprovar o seu status de estudante, provavelmente, com a sua carta de admissão que você recebe da universidade. 

6. Ligações internacionais

O meu celular funcionará no Reino Unido? Provavelmente sim! O país opera com a frequência GMS, que é padrão para a maior parte do mundo. No entanto, a pior coisa a se fazer é manter o seu cartão SIM no aparelho durante a estadia. Você pagará valores astronômicos se ligar para casa e também para números locais. Leia a seguir algumas dicas para economizar na conta do celular:

-Ligações locais: se você já tiver o seu celular, precisará de um novo cartão SIM. A opção Pay As You Go é o nosso "famoso" pré-pago, no qual você carrega o aparelho com créditos para poder usá-lo. Esta opção é boa para ter o controle dos seus gastos. Planos mensais são os mais econômicos por ganhar alguns minutos de ligações e um número de mensagens de graça, mas você terá que pagar o mesmo valor todo mês mesmo se não utilizar todos os créditos. Se você quiser um telefone novo, pode usar essa tabela comparativa do site Save The Student para escolher o aparelho.
-Ligações internacionais: recentemente, aumentou o número de provedores para ligações internacionais a baixo custo, como Lebara, LycaMobile e RebTel. Outra alternativa é usar o famigerado Skype gratuitamente e, melhor, com vídeo chat.

7. Viagens

Existem várias formas seguras de viajar pelo Reino Unido e pela sua cidade de estudo. O transporte público do país é bastante eficiente e você pode conseguir descontos em ônibus, metrôs e trens com uma carteirinha de estudante.

8. Trabalhar no Reino Unido

A grande maioria dos estudantes tem intenção de trabalhar durante a estadia no país para ajudar a bancar os estudos. Isso é legal? Sim e não. A verdade é que as regras no Reino Unido em relação ao trabalho com visto de estudante são menos rígidas que nos Estados Unidos, mas ainda há restrições.

Para mais informações sobre o assunto, visite o site do UK Council for International Student Affairs. Além das regras do governo, cada instituição britânica pode ter suas próprias exigências, por isso, antes de aceitar qualquer vaga, verifique com a sua universidade para não correr o risco de prejudicar os seus estudos.

9. Bolsas de estudos

Inúmeras instituições oferecem diferentes bolsas de estudo e assistências financeiras para estudantes internacionais, concedidas normalmente de acordo com necessidade financeira ou mérito acadêmico. Pesquise bolsas no Reino Unido aqui.

Entenda os diferentes tipos de bolsas de estudo aqui.