National Key Universities: as universidades mais prestigiosas da China

Termo refere-se às universidades nacionais que recebem o mais alto nível de suporte do governo central da República da China.
Por Hotcourses Brasil

Em 1978, eram 88 National key Universities
Em 1978, eram 88 National key Universities
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O termo National Key Universities foi inventado na China em 1959 para referir-se às universidades nacionais reconhecidas como as mais prestigiosas e que recebiam o mais alto nível de suporte do governo central da República da China. O termo não é mais oficial há vários anos, mas ainda é usado pelo mundo em menção a algumas das melhores universidades nacionais chinesas.

Em 1959, eram 16 National key Universities, incluindo a  Peking University, Tsinghua University, University of Science and Technology of China, Renmin University, East China Normal University e Fudan University. Em 1978, a lista já contava com 88 nomes de instituições.

Projeto 211

Em 1995, teve início o Project 211 do Ministério da Educação da China que distribuiu aproximadamente US$ 2,2 bilhões entre as universidades e faculdades públicas do país até 2000, com o objetivo de aumentar os padrões das pesquisas científicas oferecidas pelas universidades e cultivar estratégias para o desenvolvimento sócio-econômico do país. Neste período, 117 instituições conseguiram atender aos critérios científicos, técnicos e de recursos humanos estipulados pelo governo; além disso, as instituições foram divididas entre as que são mantidas pelo governo central e as que são mantidas pelo provincial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As instituições do Projeto 211 são responsáveis pela formação de quatro quintos dos estudantes de doutorado, dois terços de pós-graduação, metade dos estudantes estrangeiros, e um terço de graduação do país. 

Projeto 985

Quando a Universidade de Pequim completou 100 anos, em 1998, o Project 985 foi anunciado pelo presidente Jiang Zemin para promover a reputação do sistema de ensino superior chinês, fundando universidades de classe mundial no século 21. O projeto realocou grandes quantias de fundos para 39 universidades, para que novos centros de pesquisa fossem construídos e instalações fossem reformadas. Entre elas, estavam a Shanghai Jiao Tong University, a Najing University, o Beijing Institute of Technology, a Hunan University e a Jilin University.

C9 League

Em 2009, nove universidades de elite formaram a Liga C9, considerada o equivalente chinês à Ivy League, famoso grupo das melhores universidades particulares norte-americanas, e ao Russel Group, das melhores do Reino Unido. 

As universidades chinesas da C9 League são as seguintes: Fudan University, Harbin Institute of Technology, Nanjing University, Peking University, Shanghai Jiao Tong University, Tsinghua University,University of Science and Technology of China, Xi'an Jiaotong University, e Zhejiang University